Artigos - Personalizando o Painel do seu Kadett

 

Se voce é mesmo um Kadetteiro, possui um KADETT, e já faz algum tempo que voce está com ele, com certeza já parou para analisar, nem que seja por alguns instantes, a iluminação do painel do Kadett.

Nas versões GL, LITE, e SL a iluminação é popularmente conhecida como "Janelas de casa mal-assombrada". O painel a noite é um amarelo alaranjado (GL) ou esverdeado (SL) no qual apenas os aros das bordas dos medidores é iluminado, de forma que requer uma certa atenção do condutor na hora de fazer a leitura dos dados do painel.

Nas versões GLS, SL/E e SPORT a coisa já melhora um pouco, visto que alem das bordas os números são retroiluminados. A versão SL/E ainda conta com um charme herdado dos anos 80 no qual o painel possui um quadriculado de fundo, parecendo retirado dos papeis milimetrados dos estudantes de física.

O GS conta com a esportividade da iluminação laranja, o que lhe dá a honra da fama do "painel nervoso", porém ainda com o insistente quadriculado, e o GSi nem se fala com todo o luxo e sofisticação do painel digital fundo verde e digitos amarelos (porém ainda mantendo o padrão "casa mal assombrada", exclusivo da GM).

Atualmente observamos que todas as outras montadoras, apostando em painéis azuis, leds, etc, a GM ainda bate o pé no padrão amarelão, que vem herdando desde a década de 70 com os Opalas e Chevetes, eles devem ter um contrato vitalício com a OSRAM.

Bom, depois de um pouco de historinha e xurumelas pra dar uma enrolada, eu abri esse espaço para mostrar um pouco do que os nossos associados têm feito para escapar do padrão "casa mal assombrada". Segue nas imagens abaixo um pout-pourri de idéias de como personalizar o painel do seu Kadetão:

Nossa exposição começa com uma modificação bem simples: neste exemplo as lâmpadas originais do painel digital foram substituidas por LEDs brancos, dando um ganho excelente na luminosidade e um leve realçe no fundo verde do painel.


Outra modificação simples: o painel foi mantido inteiro na sua originalidade, com exceção da lampada do velocímetro, que foi substituída por LEDs vermelhos.


Painel vermelho interiço...


... Como nos Audis!!!

 


Painel feito com LEDs azuis, do nosso amigo Pharaoh, de Campinas-SP...

 

...computador de bordo azul, respeitando o lay-out do painel, e vigias com LEDs vermelhos...

 

Estremamente trabalhoso, porém excelente resultado!


Contribuição de FÁBIO CORREIA (Rio de Janeiro-RJ)

 

Além do painel, este Kadett tem instalado em seus quebra-sois, o jogo de espelho e luzes de cortesia do Omega.

 

Seguindo agora para a linha dos painéis analógicos (é isso ae, calma, não esquecemos de voces!!!), este é o painel do GL retroiluminado por LEDs azuis.


Painel do SL, com película NEON, facilmente encontrada em quaisquer lojas de tuning ou autopeças especializadas.


O Painel do Monza GLS adaptado no Kadett, que alem do multimetro da bateria dispõe também do Econômetro, que pode ser ligado sem problemas no Kadett. O Painel também está com pelicula neon, e possui uma iluminação roxa em sua parte inferior.


Este é o painel do GL inteiramente customizado, com fundo branco...


... e inteiramente iluminado por LEDs azuis.

 

Seguindo a linha dos paineis customizados, este painel foi inteiramente personalizado pelo seu proprietário: Recebeu o sistema de iluminação inteiro igual do Gol Geração III, possui medidor de pressão do turbo (medidor vertical sup. direito) e da pressão do óleo (medidor vertical sup. esquerdo). Reparar que a velocidade máxima indicada pelo painel é de 280km/h e o conta-giros vai até 80x100 RPM.


Agora, para quem gosta do kadett, mas está cansado do PAINEL (me refiro ao console inteiro), pode fazer como este proprietário de São Paulo, que retirou o painel do kadett na íntegra e agora está adaptando o painel do Astra Moderno em seu Kadett GSI...


... a adaptação conta com todos os detalhes sem abolir os itens de série do carro, como o computador de bordo e o check-control...


... a futura adaptação concluida contará com o moderno painel digital do Omega funcionando.


Agora, não pense voce que para se fazer isso é facil, isso sempre geralmente requer muito tempo e paciencia... portanto, pense, que na hora de voce desmontar, voce sempre terá que encarar coisas como esta:


Ou esta:

 

Que tal encarar toda essa elétrica e fios, na hora de ligar o painel do astra no kadett?


Portanto, vale a seguinte dica: Antes de desmontar, sempre anote: Posicão de fios, chicotes, cores, etc... pode lhe poupar muitos aborrecimentos ou ter que levar o carro num auto-eletrico especialista para ele acertar todas as ligações dos chicotes desligados.

Abracos e até o próximo artigo.
FOTOS: By Kadetteiros Associados da Kadettweb
ORGANIZADO POR: Marcelo Napinha
KADETTEIROS.COM

 


 

 

Webmasters: Marcelo Napinha e Rikadett
© 2004 Portal Kadetteiros.com