Todos os Horários estão como UTC - 3 horas

Criar novo tópico Responder Tópico  [ 507 Mensagens ]  Ir para a página 1, 2, 3, 4, 5 ... 34  Próximo

Pintura e Restauração - Em casa! (funilaria e pintura)
Autor Mensagem
MensagemEnviado: 15 Jan 2012, 19:37 
Membro Nato
Membro Nato

Data de registro: 28 Dez 2008, 11:01
Domingo, sol, passeio..até aí tudo certo..fui voltei..na hora de colar o carango na garagem, eis que a famosa distração pinta na área....e adivinha?
Encostada na parede...friso dianteiro danificado... :xinga:
Minha idéia era pintar apenas o choque traseiro, mas junto com o friso, veio um racho no branco....agora tenho que restaurar o bendito!
Mal fiz a caca e já to mandando ver...uiehiuehuiehuie é froids ver a parada danificada.
Como todo mundo deve saber, sou adepto do DIY e já planejava essa empreitada toda para maio. Pois bem, com a pancadinha, vamos adiantar a bincadeira....
Seguem fotos do lixamento e preparação.
https://skydrive.live.com/redir.aspx?cid=9473b087fadfe83d&resid=9473B087FADFE83D!365&parid=9473B087FADFE83D!159&authkey=!ADBfoXuDek2JiFg
https://skydrive.live.com/redir.aspx?cid=9473b087fadfe83d&resid=9473B087FADFE83D!366&parid=9473B087FADFE83D!159&authkey=!ADXkuA0SfPd5Zyo
Aí..agora vem as dúvidas:
Amanhã mesmo já compro a massa rápida pra restaurar esse friso e a parte superior do choque.
Será que vo me bate pra acertar esse tom de branco? Ou é só ir na loja de tinta e pedir a tinta com o carro junto...e o verniz?
O friso é sucegado...to pensando em mandar preto brilhante no friso e envernizar também...ou...tem um preto antes do fosco, que não seja completamente brilhante? Fiz o teste com tinta preta brilhante que tenho aqui e achei que fica muito "reflexivo"...existe preto meio brilhante? Outra coisa. A massa rápida é aconselhada pra isso? Pois é bem rigido esse friso e ficou bem feito quando foi restaurado, poréeemmmm a parte branca já tinha rachados de uso mesmo..antes de eu encostar na parede..
Vou comprar um compressor..me encorajar a fazer isso, na pior das hipoteses, a pintura será paga fora...masss...acredito que vou me dar bem na empreitada e vai ficar descente..hehehehe
Distração é froids..não é a primeira vez que me acontece isso e sei que mais dia menos dia dá nisso devolta...[url][/url]

Editado pela última vez por rodrigogsi em 05 Nov 2017, 17:09, no total de 14 vez

Re: Pintura e Restauração - Começa o Figth!
MensagemEnviado: 15 Jan 2012, 20:27 
Membro Sênior
Membro Sênior

Data de registro: 09 Mar 2011, 00:33
Boa sorte, so isso que te digo funilaria e pintura tem que ter a manha e ser muito meticuloso cm por cm.

No mais antes de pintar o carro,arrume um metal e va testando sua abilidade e aprendendo a manha .

Pintura.
1º Tenha uma boa pistola,de preferencia as HVLP "alto volume e baixa presão" bico no maximo 1.5mm para tinta e bico 2mm para verniz o de verniz pode ser bico normal redondo.

2º Primer sempre use primer "promotor de aderencia" ele da o acabamento em cima da parte lixada e deixa ela "lisa",em lugares onde usar massa plastica "massa rapida" é obrigatorio o uso de primer para que o fundo sendo mais claro no local com massa não de diferença na tinta ficando com aparencia de "manchas claras".

3º lixa tenha de sobra e de varios tipos desde 150 180 secas para "quebrar" a 1ªcamada de massa e mais finas 500 600 para dar acabamento na massa e uma 1200 de agua para lixar apos aplicar uma camada fina do primer .

4º Verificação ,verifique se esta tudo pronto com primer bem aplicado , use um pano de microfibra limpe o carro todo tirando as impurezas que ficam apos a lixada do primer.

5º Pintura , tenha sempre o pano de microfibra na mão , de uma primeira pulverizada fina em todo carro espere 5 minutos e volte pra o primeiro ponto a ser pulverizado e começe a dar camada mais grossa , aplique 3 ou 4 camadas de tinta sempre esperando dando um tempo de 5min entre uma e outra ,atente aos detalhes dobras de paralamas quinas de posta sempre de uma atenção maior as quinas para que não fique com falhas e escorrimentos .

6º Corrigir escorrimentos ,vc nunca pintou um carro e vai escorrer 90% de certeza , pege uma lixa 2000 com agua e lixe no local ate que quebre o escorrido ,se for muito grande o escorrido é melhor lixar novamente a peça e pintar de novo para que não fique com serviço porco.

7ºVerniz ,Limpe todoa a pintura"com o paninho de micro fibra" tirando a poeira de tinta "overspray" que fica sobre ela antes de aplicar o verniz.Seja rapido, verniz se aplica em 2 ou no maximo 3 camadas , se não o catalizador vai agir e secar o verniz .verniz nunca é de mais quanto mais melhor ,mais profundo fica a pintura e mais bonita e com mais tempo de duração.

8ºCorrigir escorrimentos,no verniz é onde ocorre os maiores escorrimentos mais não se preocupe depois de 24h de pintado o verniz termina a cura completa va com a lixa 2000 e agua e lixe ate ficar por igual.

9º Polimento, eu aconselho esperar no minimo 72h pra o primeiro polimento para que tenhamos certeza que a cura da tinta e do verniz esta completa , compre uma lata de massa de polimento nº2 "mais aspera" para tirar imperfeições do verniz ,aplique com a mão "limpa é claro" e fassa o polimento com politriz e boina macia ,apos o primeiro polimento espere ate remontar o carro e quando remontar ele todo "tiver pronto rodando" ai vc vem com uma massa de polir dessas carnu,3m ,mothers e outras famosas pra dar o "brilho"

Espero que sirva de ajuda a vc muita atenção e cuidado e boa sorte na empreitada. Te desejo sorte e que tu consiga o resultado esperado.,

E PELO AMOR DE DEUS ,ARRUMA ALGUEM PRA TIRAR FOTOS DE TUDOO.

[x]som 90%"falta instalar"

[ ]Projeto MP'EFI com auxiliar na His apl 240 0.8Kgmf na Cana.

Editado pela última vez por arthurpb em 15 Jan 2012, 20:35, no total de 2 vez

MensagemEnviado: 15 Jan 2012, 20:36 
Membro Nato
Membro Nato

Data de registro: 26 Mai 2009, 12:10
Rodrigo parabéns pela empreitada !! :positivo: e o q é DIY ?
arthurpb valew pela dica logo quero fazer o mesmo no meu , gosto de fazer estes serviços no carro, é muito gratificante :positivo:

MensagemEnviado: 15 Jan 2012, 20:40 
Membro Nato
Membro Nato

Caramba meu! Temos um pró aqui!
Agradeço imensamente a explicação cara, com certeza foi muito util.
Pra começar vou só nesse retoque do choque dianteiro, que é uma pequena parte na lateral.
Como dá pra ver na foto, eu lixei já a massa do friso, é preciso lixar mais ainda na area da pancada ou tá bom?
O próximo passo é tirar a tinta dele, preciso tirar a tinta pra corrigir com massa rápida ou assim já dá pra desengraxar e mandar as camadas de massa pra corigir?
Com relação a tinta branca, aí é que vem o X. Se eu for la na loja e eles me derem a tinta correta e o verniz, corre o risco de ficar com tonalidade diferente?
To pensando em puxar tinha só dessa lateralzinha vindo somente do pisca pra fente, visto que o estrago ali é somente um rachado bem localizado.
Então sigo: Massa, primer, fundo, tinta e por fim verniz, correto??
E o compressor, para esse reparo pequeno pode ser algo simples, daqueles Air Plus ou realmente preciso de algo com reservatório de ar já de inicio? Pois agora preciso só reparar..e pensei em comprar algo pequeno para caso não dê certo, eu não perdi grana...Quando for pintar ele por inteiro ai sim, compro um de uns 10 pés..Mas só para esse pequeno reparo e talvez pintar o choque inteiro, será que resolve um sem reservatório?
Muito obrigado! Forte abraço!

MensagemEnviado: 15 Jan 2012, 20:41 
Membro Nato
Membro Nato

rafa.oc escreveu:
arthurpb valew pela dica logo quero fazer o mesmo no meu , gosto de fazer estes serviços no carro, é muito gratificante :positivo:

Fala rafa! vlw!
Vai começar de leve..só com a correção da distração...mas depois vem o choque traseiro...depois a porta do motorista....e aí...vamo q vamo!
:D

MensagemEnviado: 15 Jan 2012, 20:42 
Membro Sênior
Membro Sênior

rafa.oc escreveu:

DIY significa "faça vc mesmo".

De nada man tamo aqui pra isso mesmo ,precisando da um grito aew.

FLW

MensagemEnviado: 15 Jan 2012, 20:47 
Membro Sênior
Membro Sênior

A cara se é so o parachoque pinta logo ele inteiro , manda numa funilaria em 1 dia fica pronto e vai gastar uns 200 pila. não conpensa se for comprar compresor e tudo so pra fazer isso ai.

Diferença sempre vai ter ,tinta original ja levou 15 anos pra mais de sol e nova é nova mais com um polimento geral da pra amenizar bem isso.

MensagemEnviado: 15 Jan 2012, 20:54 
Membro Nato
Membro Nato

Então, ele foi pintado em 2007...Tá bem zerado...é só essa parte mesmo.
Ah cara, eu to afim de pintar pq já me stressei com isso...
E quero aprender tb...no mais acha que começar com um compressor desse levinho dá pro restauro?
Pois pretendo troca-lo se der certo, quando for pintar o resto.
E não perco grana caso não dê, pois esse pequeno guarda facil e serve pra uma pá de coisas.
Vlw!

MensagemEnviado: 15 Jan 2012, 21:05 
Membro Master
Membro Master

Data de registro: 08 Ago 2006, 14:50
Show!!!!!! Parabéns, Rodrigo, vai ficar zero!

Parabéns também ao Arthur, por compartilhar o seu conhecimento com todos. Profissional com esse nível de conhecimento tá complicado de achar.... pelo menos eu ainda não achei um pintor que entenda o que tá fazendo... no momento tenho apenas funileiro, hehe...
Quem sabe eu mesmo num faço a pintura, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!

Abs!

Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio

MensagemEnviado: 16 Jan 2012, 02:30 
Membro Sênior
Membro Sênior

Diego Paiva escreveu:
Show!!!!!! Parabéns, Rodrigo, vai ficar zero!

Parabéns também ao Arthur, por compartilhar o seu conhecimento com todos. Profissional com esse nível de conhecimento tá complicado de achar.... pelo menos eu ainda não achei um pintor que entenda o que tá fazendo... no momento tenho apenas funileiro, hehe...
Quem sabe eu mesmo num faço a pintura, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!

Abs!

Galera eu não sou pintor profissional não .apenas na firma do meu pai agente tem muitos caminhões e temos oficina propria e temos funilaria tambem e sempre estou por la fuçando e as vezes dou uns puchão de oreia nos serviço porco.

Se vc fizer besteira com esse monza vou ai em fortaleza dar um puchão de orelha pessoalmente em vc.esse carro é muito facil de arrumar e hoje é raro achar um assim pague mais caro mais mande num cara top ,mesmo que isso custe o dobro, no fim compensa nos detalhes e dores de cabeça que em pintor porco sempre da..

Quanto ao colega ai de cima compresor "ar direto" é uma "caca" pra pintura ele deixa a tinta com aspecto de "casca de laranja" tipo escamado ,prefira os com reservatorio de ar e sempre use regulador de preção e filtro de oleo se puder use 2 filtros de oleo .
Compre um compresor de no minimo 8pés ou 25 litros e motor de 2CV,vc encontra um schulz na faixa de 350 a 400 novo e usadinho 250. isso é o basico para uma pintura descente não tente fazer com compresor "ar direto" fica uma Porcaria a pintura.

Uma pistola boa faz muita diferença na qualidade do serviço , se tiver ao seu alcançe um modelo basico da "Devilbiss" compre é pistola para o resto da sua vida, mais pra começas pode optar por um modelo HVLP da "arprex" "LeeTools" e outras similares com 120 a 150 vc compra uma boa.

Compre uma mascara de pintura ,as vezes nem nos damos conta mais aquela powrra da nevoa de tinta e verniz depois de 10 minutos parece que começa a acabar o ar e se tiver gastrite ta "fordido" a bi*** ataca facil com a tinta.

No mais Boa sorte e qualquer coisa da um toque.

MensagemEnviado: 16 Jan 2012, 07:05 
Membro Nato
Membro Nato

Valeu as dicas meu...tem um da ferrari...na casa dos 500 que vem com o kit de pistolas..
To pensando nesse aí.
Bom, a mascara e o oculos com certeza tem que ter, sem sombra de dúvidas....
Por enquanto ainda estou no lixar. Tem que remover toda a tinta dos frisos, arrancar a lasquinha da parte branca e remover a tinta e boa parte da massa, para aí então limpar, desengraxar e mandar a massa rápida.
Vai rodar um tempo assim, só restaurado, pois não sei quando vou conseguir pintar ...to pensando em mandar pintar fora mesmo..
Acho que vou fazer só o restauro da peça..pois o investimento vai ser alto para agora... =(

MensagemEnviado: 16 Jan 2012, 08:39 
Membro Junior
Membro Junior

Data de registro: 23 Jun 2011, 09:33
Fazer esse tipo de coisa deve ser muito interessante, lembro de quando eu era pequeno e meu pai comprou um opala 76 todo ferrado e fez a funilaria inteira dele sozinho apenas recebendo dicas de um amigo que era funileiro.

Boa sorte ai meu chapa! :positivo:

MensagemEnviado: 16 Jan 2012, 09:11 
Membro Nato
Membro Nato

Sem sombra de dúvidas é gratificante!
Mesmo que dê errado, acho que vale o esforço.
Gurizada...to pensando nesse kit aqui:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... -rexon-_JM
Vi que a pistola para pintura parece bem completa, apesar de não ser HVLP.
Achei um compressor de ar direto que tem pistola HVLP:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... 2-c-nf-_JM
Agora fico na dúvida..para pequenos reparos, será que realmente faz-se necessário começar com o primeiro?

MensagemEnviado: 16 Jan 2012, 09:43 
Membro Nato
Membro Nato

Bom galera, cheguei a uma conclusão:
Pelo que to vendo, não adianta nada um big compressor sendo que o que vale mesmo é o que está por traz dele.
Sendo assim, acredito que seja muito mais vantagem começar por baixo, comprando algo menor para pequenos reparos.
Se der certo, quando for pintar uma porta por exemplo, mando ver e compro um compressor maior para comportar um leque maior de área.

MensagemEnviado: 16 Jan 2012, 19:01 
Kadetteiro Residente
Kadetteiro Residente

Data de registro: 16 Mai 2008, 22:33
Rodrigo, sem relaxo cara se vc for comprar o compressor compra o com reservatório de ar cara, digo por experiencia própria, o compressor de ar direto dificulta muito o acabamento na pintura e quase sempre o trampo fica uma tremenda merda.
eu tentei fazer uns trampos nuns jogos de roda aqui me casa usando esses compressores pequenos (ar direto) e cara na hora da tinta era até aceitavel, mais na hora de envernizar vinha a tragédia, tem que saber dosar muito bem a mão na hora de aplicar senão estraga o trampo todo.
depois de muito penar acabei partindo para um compressor desses aqui;
http://www.magazineluiza.com.br/motocom ... 0/fs/fcmp/
com um kitzinho desse:
http://www.magazineluiza.com.br/kit-par ... 0/fs/fcmp/
e cara é outro nivel, refiz a pintura das rodas e o trampo ficou infinitamente melhor do que quando fiz com aquele compressor ar direto..
pensa bem cara se for pra comprar procura um compressorzinho melhor para não investir dinheiro atoa.

Criar novo tópico Responder Tópico  [ 507 Mensagens ]  Ir para a página 1, 2, 3, 4, 5 ... 34  Próximo

Todos os Horários estão como UTC - 3 horas