Todos os Horários estão como UTC - 3 horas

Criar novo tópico Responder Tópico  [ 48 Mensagens ]  Ir para a página Anterior  1, 2, 3, 4  Próximo

Autor Mensagem
MensagemEnviado: 21 Jul 2007, 17:02 
Membro Nato
Membro Nato

Data de registro: 07 Ago 2006, 20:13
Boa a dica ROD, também achei justo o preço ...

Freio 280mm dianteira = OK
Motor 200 cv = OK
Rodas 17" Enkei = OK

MensagemEnviado: 24 Jul 2007, 03:25 
Membro Curioso
Membro Curioso

Data de registro: 03 Jul 2007, 01:42
Mas os discos 288mm e piças de vectra antigo eh plug and play no kdt???? soh arranca os origi e colocar os novos????? o meu freia mal e ainda n descobri pq mas toda freiada + forte soh trava roda traseira do carona..... posso regular no talo o freio de mao do lado motorista q qdo piso forte a traseira direita trava e a outra soh diminui velocidade.......

MensagemEnviado: 24 Jul 2007, 09:49 
Membro Veterano
Membro Veterano

Data de registro: 27 Nov 2006, 11:55
rafael_sperandio,
Cara, te aconselho a tirar o freio traseiro e dar uma boa revisada!
A regulagem do freio de mão não deve ser usada para ajuste do freio de serviço (do pé), cuidado, o ajuste do cabo do freio de mão é só para ajustar a altura da alavanca, assim vc pode ajustar para a alvanca não ficar muito alta ou muito baixa e só!

Se vc tentar ajustar o freio de serviço por alí, o freio de uma roda vai ficar pegando e pode travar como vc descreve.
Aliás, o freio traseiro só deve travar num freada absurdamente brusca, pois se travar antes do freio dianteiro, vc perde o controlo do carro como se tivesse puxando o freio de mão para dar um cavalo de pau.
Nas tubulações do freio traseiro existem duas válvulas (uma em cada tubo), essa válvulas limitam a pressão do freio traseiro, ou seja, quando vc pisa forte, as válvulas limitam a frenagem traseira para que as rodas não travem.
As válvulas são um item de segurança importantíssimo, se forem retiradas, as rodas traseiras irão travar em qualquer freada!

Desmonte ou leve a uma oficina.
Se for desmontar vc mesmo, verifique se tudo está funcionando certo, sem travar e sem entupimentos na parte hidráulica.
Aconselho vc vazer uma limpeza, desmonte e limpe todas as peças, cilindros e pinças (inclusive internamente), coloque um fluido novo (DOT4 ou superior) e sangre o sistema até que saia todo o ar.

Se for a tambor, as lonas devem ser reguladas de um jeito que a roda gire livremente, as lonas podem até ficar pegando muito levemente no tambor, mas não podem ficar prendendo, senão haja combustível pra andar com o carro freando.

Se for freio a disco na traseira, é bom uma limpeza tbm.
Solte todo o cabo do freio de mão e tire-o da pinça.
Ao contrário do que muitos pensam, o freio à disco traseiro do Kadett requer ajuste. Será necessária uma chave especial para girar o pistão da pinça.
Gire o pistão e vá testando até que o conjunto pinças/pastilhas entrem com o mínimo de folga no disco. As pastilhas podem até ficar pegando levemente nos discos, mas a roda tem que girar livremente.

Aliás, estou providenciando uma chave para ajustar o pistão da pinça traseira, assim que eu conseguir, coloco fotos e como fazer uma.

Ah! Quando vc ajusta o cabo do freio de mão, ele equaliza o ajuste entre os dois lado, todos os sistemas que ví até agora não tem como ajustar somente um lado.
Portanto, quando vc ajusta o lado esquerdo, automaticamente está estrangulando o lador direito tbm.

Qualquer coisa pergunta aí, se eu num souber, sempre aparece alguém pra te ajudar!

Abraços...

MensagemEnviado: 24 Jul 2007, 15:09 
Membro Curioso
Membro Curioso

Kra ainda bem q tu me respondeu a respeito das valvulas pois nao tinha visto ateh agora, talvez possa ser elas.... mas a respeito da regulagem cabo freio de mao (o meu eh tambor) tocando a engrenagemzinha dentro do tambor do lado motorista e o carona trava td freada poko + forte....
Vou ter q revisar geral a traseira.........
Obrigado pela ajuda..........
vlwww

MensagemEnviado: 24 Jul 2007, 18:57 
Visitante
Visitante
O manual do meu carro fala para usar o fluido DOT 4, mas ja aconteceu duas ou tres vezes de eu pedir este nos postos e os frentistas dizerem que este era para utilitarios pesados!! :blink: :blink: dai to usando o DOT3 ... mas da proxima vez vou insistir no DOT4... nas outras vezes fiquei na duvida por isso fui de DOT3 mesmo :ai:

MensagemEnviado: 24 Jul 2007, 20:29 
Membro Veterano
Membro Veterano

tonimisfits,
Éééé, esses frentistas!!!! Tomem cuidado com eles!!! Não é desmerecendo, mas o negócio deles é vender.... mas deveria ser só apertar o gatilho da bomba de combusta mesmo! Alías até isso eles acabam não fazendo direito as vezes!

Vou repassar algumas informações, afinal o forum é pra isso!

O DOT4 tem um ponto de ebulição superior ao DOT3, ou seja, se vc precisar dar uma freada muito forte ou descer uma serra freando, o DOT4 irá demorar bem mais para entrar em ebulição e fazer com que o freio perca eficiência.

O fluido de freio tem que ser trocado a cada um ano. Trocado e não completado como os frentista gostam.

Motivo:
O fluido de freio é absorve umidade do ar, esse fenômeno se não me engano é chamado de higroscópico ou hidroscópico, não lembro o nome direito.
Mas o importante é que, quando ele absorve água, o ponto de ebulição é baixado bastante, daí em uma freada mais forte, há perda de eficiência.
Além do ponto de ebulição, quando o fluido tem água, ele não funciona como deveria.
Isso pq o fluido de freio quando comprimido tem uma "dureza" como aço, por exemplo. É estranho falar de um líquido assim, mas é que ele não é comprimido como água ou ar, ou seja, comprimido ele não diminui seu volume e assim garante a pressão do pedal à pastilhas/lonas.

E tem mais prejuízo com isso:
Com água o fluido promove a corrosão dos materiais do sistema hidráulico, principalmente dentro das pinças e cilindros de freio. Daí enferrujando a cavidade, essas peças são riscadas e apresentam vazamentos. Não adianta trocar reparos, pois irá vazar sempre. Riscou só trocando a peça!
Muitas vezes os freios ficam borrachudos pq o fluido está com bastante água!

Por isso é interessante trocar todo o fluido, vc preserva a segurança e ainda economiza uns bons trocados sem precisar trocar clindros de freio e pinças, que custam bem carinho!!!

Experiência própria:
Meu primeiro carro apresentou vazamento no primeiro mês, não deu nem tempo de transferir o carro.
O fluido estava péssimo! Tive que trocar as pinças, cilindro mestre e cilindros de rodas, ou seja, todo o freio!
Depois disso, sempre trocando o fluido corretamente, nunca mais tive dor de cabeça, já são 6 anos que o carro está com meu pai e nada de vazamento!
Vejam bem, o DOT4 Varga custa em média R$9,00 (500ml), já o par de pinças, par de cilindros de rodas e cilindro mestre me custaram R$380,00 na época!!!!

Bom escrevi demais, mas fica aí a dica!
Abraços...

MensagemEnviado: 25 Jul 2007, 00:35 
Membro Curioso
Membro Curioso

Soh dando uma ajudinha, seria hidrofóbico q vc keria lembrar neh???
vlw

MensagemEnviado: 25 Jul 2007, 09:09 
Membro Veterano
Membro Veterano

rafael_sperandio,
Acho que eu não estava boiando... rsrsrs. Só não lembrava o nome exato.

""Hidrofobia designa o medo doentio da água ou da natação. É comum a forma moderada, que consiste no medo de águas profundas (em geral associada ao medo de afogamento), e não como uma aversão à água, como substância em si.""

""Higroscopia é a propriedade que possuem certos materiais de absorver água.
Entre este materiais pode-se citar a Silica gel e o sulfato de cobre, usados como desumidificantes em embalagens de artigos e em ambientes que requerem protecção contra a umidade.
O ácido sulfúrico concentrado é também um exemplo de substância higroscópica, devido ao seu acentuado efeito desidratante.""
Fonte: wikipedia

Então o fluído de freio é higroscópico mesmo, Hidrofóbico é a pessoa com hidrofobia.

Ah! E o fluido de freio é meio solvente tbm, se derramado na pintura já era, ela queima e até amolece. Já vi acontecer, aí passei o dedo, a tinta saiu e ficou na lata!

Material interessante: http://www2.uol.com.br/bestcars/ct/fluido.htm
Abraços...

MensagemEnviado: 25 Jul 2007, 18:10 
Visitante
Visitante
Bem interessante isto... valeu!!! :positivo: :ooohhh:

MensagemEnviado: 26 Jul 2007, 02:21 
Membro Curioso
Membro Curioso

trokei fluido e pastilhas diant, lonas taum boas, e melhorou o freio, mas ainda tranca a traseira..............
teh

MensagemEnviado: 26 Jul 2007, 09:23 
Visitante
Visitante
voodooman escreveu:
DISCO NÃO FREIA MAIS QUE TAMBOR !!!!! A diferença é que disco fadiga muito menos que tambor, e um disco de mesma eficiência que um tambor, é menor.

kadett com disco nas 4, mesmo os toskos dianteiros, freia mt !

Vejam abaixo o que o Best Cars Web Site (um dos maiores sites sobre mecanica do Brasil) fala sobre Freio a Disco e Tambor:

A maior vantagem do freio a disco sobre o sistema a tambor é a facilidade de dissipação de calor, pois o conjunto (disco e pastilhas) fica exposto à passagem de ar. O sistema a tambor, por conter as lonas num compartimento fechado (a "panela"), está mais sujeito a perda de eficiência por superaquecimento, conhecida por fading -- termo erroneamente traduzido como fadiga por alguns, já que o verbo fade em inglês significa desaparecer.

Outros benefícios do disco são a regulagem automática de folga (as pastilhas se aproximam dele conforme se desgastam, principal razão para a queda do nível de fluido no reservatório), facilidade de verificação do desgaste e de substituição das pastilhas, menor peso, menor dilatação e melhor equilíbrio das pressões exercidas no disco, reduzindo reações indesejáveis no eixo.

....

Sua ausência não acarreta prejuízo à segurança, pois é no eixo dianteiro que se concentra o peso do veículo numa frenagem. Freios traseiros muito potentes, como em adaptações sem critério, podem ser perigosos ao provocar travamento das rodas desse eixo, com risco de derrapagens ("cavalo de pau").

LINK: http://www2.uol.com.br/bestcars/ct-disco.htm

MensagemEnviado: 26 Jul 2007, 12:48 
Membro Veterano
Membro Veterano

É isso aí mauro!
No meu chevettinho acabei instalando o sistema de disco traseiro do gsi.
Mas fiz isso pq tinha que trocar todo o freio dele, todo o sistema estava muito desgastado, cilindro, patins, braços e até o espelho.
Daí fiz um orçamento e ví que o custo de todo o mecanismo traseiro novo, incluindo o tambor, ficaria mais caro que o sistema a disco.
Então adaptei em casa mesmo, e ficou muito bom!
Fiz com consciência do que estava adaptando, depois de muita pesquisa ví que a pressão de frenagem dele na traseira é a mesma do monza (mais pesado) e a mesma do kadett (mais leve) e todos usam a mesma válvula de controle de pressão traseira.

O resultado foi um freio muito eficiente, que não trava e agora não preciso mais ficar arrebitando lonas, é só trocar a pastilha, ficou muito mais prático.

Mas se for levado em consideração somente a eficiência na traseira, realmente não tem motivo trocar. A carga atrás é cerca de 25 a 30% do peso do carro e em freadas bruscas pode até ser menor ainda, ou seja, o freio traseiro é muito pouco exigido.
Pra se ter uma idéia e comparar as cargas dianteira x traseira:
Faz uns 4 anos que ele está rodando com as primeiras pastilhas traseiras e elas ainda estão na metade, já na dianteira foram uns 3 jogos de pastilhas desde a adaptação.
Abraços...

MensagemEnviado: 26 Jul 2007, 13:03 
Membro Nato
Membro Nato

Data de registro: 15 Set 2006, 13:33
eu coloquei fluido DOT4, que ja deu uma pegada mais firme no freio ....

o original é DOT3 ...

... :assobio:

Sem Ipanema
Só no Suporte....

MensagemEnviado: 26 Jul 2007, 13:30 
Membro Nato
Membro Nato

Data de registro: 12 Abr 2007, 09:53
Pois é... o meu Kadett é freio a disco nas quatro patas e faz quase 2 anos que estou com ele, troquei 2 vezes o fluido de freio, 1 vez os discos dianteiros, 2 vezes as pastilhas dianteiras e os traseiros nunca precisei mecher, tenho meia pastilha traseira e o disco ainda está muito bom, talvez na próxima vez que eu fizer o freio dou um passe no disco traseiro tb

Re: melhorar freio do kadett (como?)
MensagemEnviado: 14 Mai 2009, 23:15 
Membro Junior
Membro Junior

Data de registro: 22 Mai 2008, 01:07
Imagem

Imagem

DJCRD, São estas válvulas que você falou?

Na minha Ipanema elas estão com um vazamento... Como faço para trocá-las? São caras? É fácil encontrá-las? Novas ou Ferro velho? Sabe o nome técnico da peça?

Criar novo tópico Responder Tópico  [ 48 Mensagens ]  Ir para a página Anterior  1, 2, 3, 4  Próximo

Todos os Horários estão como UTC - 3 horas