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Injetor de gasolina partida a frio ñ funciona: o quê fazer?
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MensagemEnviado: 07 Dez 2009, 08:11 
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Data de registro: 12 Mar 2009, 17:28
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Bom dia, caros.

Hoje fiquei na base de 20 minutos para fazer o carro pegar, consequentemente cheguei atrasado ao emprego.
Negócio é o seguinte: meu carro é um EFI a álcool original. Foi-lhe adaptado um botão de injeção de gasolina manual (já estava assim quando comprei), mas ao usá-lo a gasolina vaza numa peça que, seguindo a mangueira que sai do reservatório, fica depois da bomba e antes do sistema de injeção.
Até um tempo atrás, mesmo com essa "gambiarra" ele injetava sozinho quando precisava. Detalhe que com a injeção automática não há vazamento na referida peça.

O que posso fazer para voltar a funcionar sismeta de injeção de gasolina original?

Detalhes do caso: injetando pelo botão manual o motor da bomba injeta normalmente; na pecinha onde está vazando, não sei bem sua utilidade, mas por ter componentes elétricos pode estar danificada devido ao combustivel que vaza em cima dela; o relé da partida a frio acho que está ok, pois funcionava tudo certinho até um tempo atrás.

O sensor que faz a medição da temperatura, indicando quando injetar ou não, fica onde?

Abraços e obrigado.

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Re: Injetor de gasolina partida a frio ñ funciona: o quê fazer?
MensagemEnviado: 07 Dez 2009, 08:21 
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O sensor de temperatura se não em engano fica no mesmo lugar dos mpfi, no bloco do motor do lado esquerdo, no lugar por onde passa a aguá (se olhando de frente para o capo). São 2 fios que saem desse sensor. Ou é na cebolinha, que fica no bloco do motor do lado direito, por baixo/traz do sistribuidor e tal. É bem pequeno.
Essa peça é a sonda que comanda a injeção do combustível no momento em que é dada a partida, para que a gasolina seja injetada no momento em que bate a chave, não vazando para dentro do cilindro sem que tu esteja acionando o motor de arranque.
Ambas as conexões devem passar por esta mesma peça, salvo se não for a tal sonda ou existirem 2 no seu carro.
O que deve existir e possivelmente tá gerando vazamento é a conexão entre as mangueiras. Checa suas mangueiras e procure pelo vazamento. Se necessário, compre braçadeiras das menores possíveis que de para encaixar e apertar nas conexões das mangueiras. Essas mangueiras ressecam com o tempo e causam vazamentos, é bom sempre ficar esperto.

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Re: Injetor de gasolina partida a frio ñ funciona: o quê fazer?
MensagemEnviado: 07 Dez 2009, 08:40 
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Bom dia, Rodrigo.

Obrigado por responder.

Bom, por eliminação, acho que é essa sonda que está com problemas não? Pois esse sensor da temperatura é o mesmo que faz a indicação no painel não é? Se for, o meu está funcionando normalmente.
Mais uma coisa: enquanto a injeção automática funcionava não detectei esse vazamento por que o cheiro do combustível fica muito evidente mesmo dentro do carro, mas vou averiguar se não têm mangueiras danificadas.
O que você acha, será mesmo a sonda?

Grato.

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Re: Injetor de gasolina partida a frio ñ funciona: o quê fazer?
MensagemEnviado: 07 Dez 2009, 08:58 
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Então cara..
Se existe uma só sonda, não é problema na sonda pois se fosse iria vazar da mesma maneira tanto para acionamento manual como para acionamento automático.
Se existir mais de uma, cheque primeiramente todas as mangueiras e conexões entre as mangueiras.
Depois retire a sonda que está conectada diretamente no acionamento manual e cheque se não está entupida.

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Re: Injetor de gasolina partida a frio ñ funciona: o quê fazer?
MensagemEnviado: 07 Dez 2009, 09:06 
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P.S. O acionamento automático, segundo sensor de temperatura do motor, acontece sem injeção de gasolina caso a temperatura seja maior que 12° se não me engano.

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Re: Injetor de gasolina partida a frio ñ funciona: o quê fazer?
MensagemEnviado: 07 Dez 2009, 09:13 
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Então, cara, acho que você não entendeu o problema principal.

Não está injetando automaticamente. O vazamento é problema secundário.

A sonda pode ocasionar o não funcionamento do sistema automático?

Abraço.

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Re: Injetor de gasolina partida a frio ñ funciona: o quê fazer?
MensagemEnviado: 07 Dez 2009, 11:28 
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Ahh saquei! Mals ae.. :ai:
Então, retire a sonda e veja se não está entupida.
Cheque também se as mangueiras estão OK.
Pode ser essa peça sim cara! Se ela estiver só entupida, dá pra tentar desintupir, caso contrário tem que trocar a sonda.
Custa em torno de 50 reais nas autopeças.

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Re: Injetor de gasolina partida a frio ñ funciona: o quê fazer?
MensagemEnviado: 07 Dez 2009, 11:42 
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blz Dr.!

Amanha cedo vou mexer nisso. Acho que deve ser ela sim, pois já vasou muito combustível em cima dela.
Assim, reparei que existem alguns fios conectados a ela. O fato de ela, eletronicamente falando, não estar funcionando pode ser a causa da não injeção? Em outras palavras, quando ela não funciona corretamente não chega a nem acionar o motor da bomba de combustível do reservatorio de gasolina?

Muito obrigado.

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Re: Injetor de gasolina partida a frio ñ funciona: o quê fazer?
MensagemEnviado: 07 Dez 2009, 11:59 
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O motor da bomba de gasolina do reservatório aciona normalmente, porém se a sonda estiver entupida, ela não passa pra camara de combustão no tempo certo e consequentemente pode acabar vazando. Não sei se com simples sopro consegue notar se ela está entupida ou não, isso tu vai ter que ver.
Ela tem um plug com 2 fios que conectam ali. É bom memorizar a posição pois, caso haja possibilidade de encaixar de outra forma, pode correr o risco de inverter os polos podendo ou não danifica-la.
;)

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Re: Injetor de gasolina partida a frio ñ funciona: o quê fazer?
MensagemEnviado: 07 Dez 2009, 14:52 
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hum... no meu caso num ta nem acionando o motor da bomba... q estranho... amanhã vou ver essa sonda, mas pelo que estamos falando acho que não vai ser ela. :-()

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Re: Injetor de gasolina partida a frio ñ funciona: o quê fazer?
MensagemEnviado: 07 Dez 2009, 18:17 
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Então, se tá vazando lá, o problema é lá.
Se não tá acionando, pode ser que teu botão teja em curto ou tenha algum mal contato.
Pode ser a bomba do reservatório tb q queimou cara..mas nãoo ia vazar gasolina la na sonda dae.. =/

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Re: Injetor de gasolina partida a frio ñ funciona: o quê fazer?
MensagemEnviado: 08 Dez 2009, 11:26 
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tipo... no acionamento manual a bomba funciona, mas vaza o combustivel na sonda

no acionamento automático não ta funcionando nada rsrsrs...

vou lá desmontar pra ver o que encontro....

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Re: Injetor de gasolina partida a frio ñ funciona: o quê fazer?
MensagemEnviado: 08 Dez 2009, 11:44 
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cara.... negocio é o seguinte

a peça ta toda suja e não dá para saber ao certo se está com problema.

quando assopro na entrada de combustivel o ar sai por outro lugar que não consegui identificar, mas não sai pela saida que vai para injeção

a sonda também tem uma parte branca móvel que tb não sei para que serve...

ela me parece um motorzinho também.. mas num sei como identificar o problema....

o que sugere?

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Re: Injetor de gasolina partida a frio ñ funciona: o quê fazer?
MensagemEnviado: 08 Dez 2009, 11:55 
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Vamos por parte , o acionamento do injetor de gasolina possui uma valvula solenoide para acionar junto com o motor do injetor , sem ela o "vacuo" que é gerado dentro do / TBI / carburador irá puxar toda a gasolina do reservatório zerando então o mesmo (pode até afogar o carro) . Se vasa quando acionado manualmente , existe problema elétrico , ou a solenóide já era . pois o sistema fica com pressão gerando este "vasamento" .... ou mesmo a solenoide não funciona no manual , abrindo para injetar ....

Se o injetor de gasolina não está acionando sozinho , como no original , veja que no cano aonde fica a válvula termostática possui um sensor igual ao do cabeçote(que fica logo abaixo do distribuidor) , porém ambos possuem diferentes funções , um é para indicar a temperatura no painel(que fica logo abaixo do distribuidor) , e o outro (que fica na válvula termostática) , este , na maioria dos carros , seja monza ou kadett , serve para acionar o injetor de gasolina quando a temperatura está maios ou menos 10 graus ... acima disso não há necessidade de injetar gasolina, somente em carro a álcool existe este sendor , gasolina geralmente possui um parafuso para fechar o orifício , ou simplesmente não tem (nos injetados atuais , quem comanda tudo é o módulo de injeção) .

Bom , o ideal é vc checar primeiramente toda a parte elétrica do acionamento deste injetor , estando tudo OK , inclusive a solenoide está abrindo e fechando corretamente , é certeza que o sensor que vai na Valvula termostática não está funcionando .

De noite , posto uma foto da válvula ande este sensor deve ficar ...

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Abraços

Vitor Oliveira
Sampa - Interlagos - ZS
New - Zafira 2001 2.0 16v - À venda
Astra GLS 2000 2.0 - Vendido
Gol Bola 2002 - Vendido
Kadettt GS 1989 - Alcool 2.0 Aspro - Vendido
Kadett SL 1991 Gasosa 1.8 Aspro - Vendido


Editado pela última vez por Vitor Oliveira em 08 Dez 2009, 11:59, num total de 1 vezes

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Re: Injetor de gasolina partida a frio ñ funciona: o quê fazer?
MensagemEnviado: 08 Dez 2009, 12:05 
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oi vitor, td bem?

Então... o botão do injetor manual não existia originalmente, foi adaptado pelo antigo dono (e mal adaptado).

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