Todos os Horários estão como UTC - 3 horas




Criar novo tópico Responder Tópico  [ 34 Mensagens ]  Ir para a página 1, 2, 3  Próximo
 

Instalação do TERMOSTATO (CEBOLÃO)
Autor Mensagem
MensagemEnviado: 01 Fev 2010, 15:27 
Offline
Membro Veterano
Membro Veterano
Avatar de usuário

Data de registro: 03 Jan 2010, 17:46
Mensagens: 263
Localização: Garanhuns - PE
O meu carro desde que comprei nunca tinha visto a a ventoinha disparar, fui trocar a agua do reservatorio e coloquei aditivo, liguei o carro pra tirar o ar do sistema, so que passou um bom tempo e nao disparou o ventilador, como antes nunca tinha disparado tb, o ar ja tinha saido eu completei com agua novamente, depois de pouco tempo a agua esquentou tanto q começou a ferver e sair pra fora do reservatorio com muita pressão, e no mostrador do painel fica marcando um pouco acima de 1/4 somente, axei extranho, pq tava muito quente o motor e a agua ja. ai vi que tinha algo errado realmente.

Procurei onde ficava o termostato(geralmente no radiador) o meu nao tinha, so tinha o lugar de se colocar(o cebolão), achei o sensor de temperatura ou valvula q fica na base da mangueira q vai pro cabeçote, ai com o motor ligado retirei esse conector ai disparou o ventilador, achei que esse sensor estivesse com problema, fui comprar outro pra trocar, e o vendedor me informou q era necessario o termostato (cebolão) pra poder ativar a ventoinha, o meu nao tinha ai resolvi comprar pra eu mesmo instalar, comprei o de 86º 76º, desliguei o ventilador do conector original e liguei o positivo direto na bateria e o terra pra fazer o contato com o termostato, quando ele chega a temperatura indicada axo q é 86° dispara automaticamente ate baixar pra 76°, eu axo q é assim q funciona..,
Agora sim ta esfriando direitinho, coisa que nao fazia antes.
Eu tinha retirado o cabo do sensor de temperatura original mas o carro nao dava partida sem ele conectado, ai ele ainda ta la, conectado...

Gostaria de saber se o meu sensor de temperatura ta com problema ou valvula?

é normal essa ventoinha nao disparar rapido pelo sensor como com cebolão???

e essa referencia 86º 76º é abaixo do normal para esse motor? prejudica??

pelo menos agora nao ta mais esquentando tudo de estourar o motor.. rsrs

Detalhe: meu radiador é novo e as mangueiras nao estão obstruidas.


Editado pela última vez por kadudu2 em 01 Fev 2010, 15:41, no total de 9 vez

Voltar ao topo
 Perfil  
 

Re: Instalação do TERMOSTATO (CEBOLÃO)
MensagemEnviado: 02 Fev 2010, 08:14 
Offline
Kadetteiro Residente
Kadetteiro Residente
Avatar de usuário

Data de registro: 13 Ago 2007, 22:23
Mensagens: 227
Localização: Vila Matilde - SP
cara pelo que sei no efi não tem cebolão o acionamento e feito pelo sensor que fica em cima da mangueira que sai na frente do cabeçote e vai pro radiador e que ela costuma ligar com 90º a quase 100º, já com o cebolão ela liga antes mesmo.
me disseram uma vez que carro com injeção constuma acionar o ventilador com uma temperatura maior por causa da injeção e da queima de combustivel, que assim ficaria mais economico e com uma queima melhor....

_________________
Imagem


Voltar ao topo
 Perfil  
 

Re: Instalação do TERMOSTATO (CEBOLÃO)
MensagemEnviado: 02 Fev 2010, 08:56 
Offline
Membro Veterano
Membro Veterano
Avatar de usuário

Data de registro: 03 Jan 2010, 17:46
Mensagens: 263
Localização: Garanhuns - PE
O problema é que no meu eu nunca vi funcionando a ventoinha, estava esquentando muito, a ponto da agua ferver igual panela de pressão.


Editado pela última vez por kadudu2 em 02 Fev 2010, 09:00, num total de 1 vezes

Voltar ao topo
 Perfil  
 

Re: Instalação do TERMOSTATO (CEBOLÃO)
MensagemEnviado: 02 Fev 2010, 09:08 
Offline
Membro Nato
Membro Nato
Avatar de usuário

Data de registro: 27 Set 2007, 11:52
Mensagens: 1989
Localização: rio de janeiro
quem comanda a ventoinha do seu carro é o modulo da ie atravez do sensor que o Fozzye mencionou...
bom, custuma dar prob de mal contato na tomadinha da ventoinha e na tomadinha do sensor q o Fozzye falou ...
mas esse esquema ai que vc fez é valido tb... agora me diga, vc poz rele e fusivel ?? se o carro estiver quente e vc desligar a chave , a ventoinha continua armada ate esfriar com o novo sistema???

_________________
=Kadett GSi 93===
[x]aro 17 astra GSi [x]sonzeira
[x]suspenção fixa legalizada [x]lentes lisas
[x]freios 256mm de vectra [x]quebra sol de vectra
[x]teto solar elétrico [x]retrovisor foto crômico


Voltar ao topo
 Perfil  
 

Re: Instalação do TERMOSTATO (CEBOLÃO)
MensagemEnviado: 02 Fev 2010, 10:16 
Offline
Membro Veterano
Membro Veterano
Avatar de usuário

Data de registro: 03 Jan 2010, 17:46
Mensagens: 263
Localização: Garanhuns - PE
Bom, eu sei que outro sensor comanda a ventoinha, mas o pro é q ele nao tava ativando. e o bixo eskenta muito. ja olhei os cabos estao todos sem mal contato. mas mesmo assim nao funcionava.

Tsns escreveu:
vc poz rele e fusivel ?? se o carro estiver quente e vc desligar a chave , a ventoinha continua armada ate esfriar com o novo sistema???


Bom eu liguei o Positivo direto na bateria e no ventilador (sem rele e sem fusivel), o negativo do ventilador liguei no cebolão, e a outra estremidade do cebolão no terra.
Ele que faz o controle de ligar e desligar, mesmo com a ignição desligada o ventilador continua ligado ate o cebolão chegar na temperatura ideal e se desliga automaticamente, não precisou de rele não.

Bom esta funcionando perfeitamente esse esquema q fiz. minha duvida é se isso causa algum problema ao motor, ja que ele vai trabalhar mais friu que antes(86° ~76°). e eu tbm acredito que o sistema original da ventoinha nao esta funcionando corretamente.


Editado pela última vez por kadudu2 em 02 Fev 2010, 10:18, no total de 2 vez

Voltar ao topo
 Perfil  
 

Re: Instalação do TERMOSTATO (CEBOLÃO)
MensagemEnviado: 02 Fev 2010, 16:09 
Offline
Membro Sênior
Membro Sênior

Data de registro: 08 Jun 2009, 20:42
Mensagens: 222
Localização: São Paulo - SP
Boa tarde a todos.

Alguns pontos:

Sobre ele ferver, isso realmente vai acontecer porque esse motor chega a mais de 100ºC, com o reservatório de água aberto o sistema vai ter pressão atmosférica e por isso vai ferver. Pode reparar que depois de esfiar o carro se você abrir o reservatório vai perceber que o sistema estava pressurizado, e por isso que o seu carro não ferve.

Agora se voce deixa o carro ligado e o sistema de ventilação forçada não esta entrando ai como todos já disseram pode ser o módulo que gerencia o momento certo da ventuinha entrar, se você trabalhar em uma temperatura mais baixa do que o recomendado o que pode acontecer é o seu carro gastar mais combustivel.

_________________
O problema do Kadett é ter outro carro depois dele.
É amor de infância, é amor atual e é amor do futuro.

1º: (realmente meu) SL/E
Sonho: GSi, branco, completo e completamente original


Voltar ao topo
 Perfil  
 

Re: Instalação do TERMOSTATO (CEBOLÃO)
MensagemEnviado: 02 Fev 2010, 16:46 
Offline
Membro Veterano
Membro Veterano
Avatar de usuário

Data de registro: 03 Jan 2010, 17:46
Mensagens: 263
Localização: Garanhuns - PE
Certo. com o reservatorio fexado fica uma pressão mesmo depois.. mas como ja estou com o carro a 1 mes em momento nenhum eu vi ou ouvi a ventoinha disparar entao deve ter algo errado mesmo, e quando abria o capo sentia uma calor muito forte do motor. ´
É melhor ele mais frio do que quente d+ e acabar com tudo... srrs,
Um eletricista aki me informou q coloca esse termostato de 86º 76ºC em varios modelos de carro e nao tem problemas.

Felipe Marques Gomes escreveu:
se você trabalhar em uma temperatura mais baixa do que o recomendado o que pode acontecer é o seu carro gastar mais combustivel.


Bom... pensei q isso fosse possivel, mas caso realmente isso aconteça eu colocando uma termostato de grau maior se resolveria ne?? tipo o de 92° ja dava bom, ou mais que isso ??


Editado pela última vez por kadudu2 em 02 Fev 2010, 16:54, no total de 5 vez

Voltar ao topo
 Perfil  
 

Re: Instalação do TERMOSTATO (CEBOLÃO)
MensagemEnviado: 03 Fev 2010, 10:20 
Offline
Membro Veterano
Membro Veterano
Avatar de usuário

Data de registro: 03 Jan 2010, 17:46
Mensagens: 263
Localização: Garanhuns - PE
Comprei outro termostato de 92°-87°C vo instalalo e ver se muda alguma coisa..


Voltar ao topo
 Perfil  
 

Re: Instalação do TERMOSTATO (CEBOLÃO)
MensagemEnviado: 03 Fev 2010, 14:03 
Offline
Membro Veterano
Membro Veterano
Avatar de usuário

Data de registro: 03 Jan 2010, 17:46
Mensagens: 263
Localização: Garanhuns - PE
como se faz para desativar a valvula termostatica?? toda vez q eu tiro o cabo dela o carro nao pega e a luz da injeçao acende. tou com medo dela ta travada fechada. por isso preferia deixar sem ela.

keria tirar ela e deixar aberto. ela tem algum circuito interno q manda sinal pra central ou é so um "curto" ?
é possivel desmontala ?


Editado pela última vez por kadudu2 em 03 Fev 2010, 14:05, num total de 1 vezes

Voltar ao topo
 Perfil  
 

Re: Instalação do TERMOSTATO (CEBOLÃO)
MensagemEnviado: 03 Fev 2010, 16:13 
Offline
Membro Nato
Membro Nato
Avatar de usuário

Data de registro: 23 Mar 2009, 17:36
Mensagens: 1048
Localização: Rio de Janeiro -RJ
valvula termostatica nao é eletrica.. ela funciona quando atinge determinada temperatura. Dá uma lida aqui (http://carros.hsw.uol.com.br/sistemas-d ... arros8.htm) pra vc entender melhor como funciona!
Mas vc já trocou essa valvula?? Talvez o problema esteja nela e não precisava dessas "ligações" todas aí pra funcionar direito.

_________________
Imagem


Voltar ao topo
 Perfil  
 

Re: Instalação do TERMOSTATO (CEBOLÃO)
MensagemEnviado: 03 Fev 2010, 17:05 
Offline
Membro Pleno
Membro Pleno
Avatar de usuário

Data de registro: 25 Jan 2010, 11:16
Mensagens: 91
Localização: Osasco
tive um problema similar com meu....
o carro era de um tiuzinho que não pisava
ou seja o carro quase não esquentava
quando eu dei uns pisão o carro ferveu
analisei a situação e vi que o carro não estava trocando a agua do radiador para o motor
pensi que era a valvula termostatica
troquei a valvula termostatica
não resolveu
levei em um especialista em radiadores e sistema de arreferecimento e ele viu que o cebolão da ventoinha era este de 86 a 76 graus
ou seja a ventoinha estava ligando com 86
e a valvula termostatica so troca a agua quando atinge 92
conclusão tive que trocar o radiador do carro porque estava entupido
troquei a valvula termostatica que estava travada
troquei o cebolão
ou seja me lasquei
tudo isso por causa de um cebolão que era de gol
com a temperatura errada
veja isto direito
não é tão simples quanto parece.....

_________________
Kadettão GSI ''17 só quem tem sabe valorizar
Imagem


Voltar ao topo
 Perfil  
 

Re: Instalação do TERMOSTATO (CEBOLÃO)
MensagemEnviado: 03 Fev 2010, 18:32 
Offline
Membro Veterano
Membro Veterano
Avatar de usuário

Data de registro: 03 Jan 2010, 17:46
Mensagens: 263
Localização: Garanhuns - PE
to ligado, o marcador de temperatura nunca chegou no meio, entao a valvula pode ta travada em aberta ne? se for menos mal...


Voltar ao topo
 Perfil  
 

Re: Instalação do TERMOSTATO (CEBOLÃO)
MensagemEnviado: 03 Fev 2010, 18:42 
Offline
Membro Nato
Membro Nato
Avatar de usuário

Data de registro: 23 Mar 2009, 17:36
Mensagens: 1048
Localização: Rio de Janeiro -RJ
sim.. mas aí tu teria que desfazer a ligação do cebolao pra ver se vai funcionar direitinho.

_________________
Imagem


Editado pela última vez por fabiorj em 03 Fev 2010, 18:42, num total de 1 vezes

Voltar ao topo
 Perfil  
 

Re: Instalação do TERMOSTATO (CEBOLÃO)
MensagemEnviado: 04 Fev 2010, 13:15 
Offline
Membro Veterano
Membro Veterano
Avatar de usuário

Data de registro: 03 Jan 2010, 17:46
Mensagens: 263
Localização: Garanhuns - PE
Resolvi o problema.

Tirei o miolo da valvula termostatica e deixei o caminho aberto, e recoloquei o cebolao de 86 76ºC, agora o carro trabalha em temperatura normal sem esquentar muito e sem perigo de travar. e ele nao demora tanto pra esquentar, achei bem melhor assim.


Editado pela última vez por kadudu2 em 04 Fev 2010, 13:16, num total de 1 vezes

Voltar ao topo
 Perfil  
 

Re: Instalação do TERMOSTATO (CEBOLÃO)
MensagemEnviado: 28 Out 2011, 22:07 
Offline
Membro Sênior
Membro Sênior
Avatar de usuário

Data de registro: 23 Abr 2010, 21:40
Mensagens: 172
Localização: Rio de Janeiro - Jacarepagua
coloquei no meu tb um cebolao.
mais coloquei um rele e fusivel
e coloquei o cebolao de 92 a 87 ficou otimo

_________________
Kadett GL 95


Voltar ao topo
 Perfil  
 

Mostrar mensagens anteriores:  Organizar por  
Criar novo tópico Responder Tópico  [ 34 Mensagens ]  Ir para a página 1, 2, 3  Próximo

Todos os Horários estão como UTC - 3 horas


Quem está online

Usuários vendo este fórum: Eder Fernando e 11 visitantes


Você não pode criar novos tópicos neste fórum
Você não pode responder tópicos neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode enviar anexos neste fórum

Ir para: