Todos os Horários estão como UTC - 3 horas

Criar novo tópico Responder Tópico  [ 17 Mensagens ]  Ir para a página 1, 2  Próximo

Poderia o ato de dar tranco fazer a correia dentada pular?
Autor Mensagem
MensagemEnviado: 24 Mai 2012, 18:04 
Membro Veterano
Membro Veterano

Data de registro: 28 Set 2011, 12:37
Sei que já tem tópicos parecidos mais não achei nada que me tira-se está duvida.
Como alguns sabem tive um problema em meu azulão durante um passeio a Petropolis, durante o percurso paramos para acertar umas coisas e quando fui ligar o carro novamente a minha bateria estava descarregada, dei um tranquinho e ele pegou normalmente ai comecei a subir a serra no gnv e estava tudo normal (tirando o problema da bateria que agora abri ela e descobri que ela estava seca) ai fui passar pra gasolina(lembrando que sempre uso gasolina) e o carro ficou fraco tentei voltar pro gnv e começou a fazer um barulho (como se estivesse com entrada de ar no TBI) e o carro continuou uma porcaria, suspeitei do cabeçote. Encostei pouco antes da PRF (um amigo kadetteiro parou para me ajudar), depois tirei as velas e as mesmas estavam pretinhas ( carbonizadas ) como eu tinha as velas velhas na mala (troquei a pouco tempo toda a linha de ignição), coloquei-as e dei um tranco e o carro pegou (o barulho do motor ficou quase normal mais continuou com menas força que o normal) desci a serra e fui pra casa ( Itaguai ), não esta passando água pro óleo (existe o risco ainda que remoto, de a junta ter queimado apenas na junção dos cilindros e estar passando compressão de um pro outro), a bateria foi pro saco mesmo.
Durante este trajeto de volta a minha residência (uns 140 Kms), tive de dar mais uns 06 trancos devido o trânsito, mais o motor estava quase normal tanto na gasolina quanto no GNV, sendo que o ultimo tranco foi a uns 300metros de minha residência.
Agora que fui trocar a bateria e as velas por novas, as velas estão carbonizando muito e o motor não firma na gasolina nem funciona no GNV.
Na gasolina fica muito fraco (rateando muito) e com um barulho estranho (como se tivesse entrada de Ar) e sai um pouco de fumaça preta no escapamento.
Ja troquei as velas, o rotor, verifiquei a tampa do distribuidor, testei os cabos de vela (que são novos tem pouco mais de uma semana) verifiquei a sequencia dos cabos e por ultimo verifiquei o sincronismo da correia dentada. E foi este ultimo item que me deixou esta duvida:
Poderia o ato de ter dado "tranco" para funcionar o motor, fazer com que a correia dentada pule uns dentes?
Lembrando que desde de quando meu mecânico trocou a correia o carro estava normal(não sei se ele montou da forma como mostra as fotos abaixo) e a correia parece estar bem tencionada (justa).

Imagem

Uploaded with ImageShack.us

Imagem

Imagem

Imagem

Na minha opinião a correia pulou e por este motivo o carro esta uma mielda, mais estou com receio de minha teoria estar errada.
Conto com a ajuda dos amigos, pois onde moro é dificil de achar um bom profissional, pra levar o carro pro meu mecânico terei de pagar guincho (por uns 60 kms ) e ainda tenho medo de o problema ser o cabeçote.
Abraços,
coy

Imagem

Re: Poderia o ato de dar tranco fazer a correia dentada pular?
MensagemEnviado: 24 Mai 2012, 21:55 
Membro Veterano
Membro Veterano

Data de registro: 11 Jan 2008, 19:13
e ai Coy, tranquilo?
cara.. pode acontecer sim da correia pular quando voce for dar um tranco, e nao
é muito dificil de isso acontecer viu.. em um outro kadett que eu tinha um
"mechanico" foi querer dar um tranco, até hoje nao sei pra que, e a correia pulou 2 dentes..

MensagemEnviado: 24 Mai 2012, 23:39 
Membro Pleno
Membro Pleno

Data de registro: 22 Mai 2012, 21:42
e ai coy sou novo por aqui,mas a explicação do Coroneu faz sentido sim ja vi esses casos de a correia pular ao dar tranco pode ocorrer essa possibilidade , um abraço

ATT,
Dudu Santos
nextel ID 93*194277

MensagemEnviado: 25 Mai 2012, 01:35 
Moderador
Moderador

Data de registro: 08 Mar 2011, 02:31
eu nunca ouvi falar nisso :blink: mais agora pensando bem pode ser que tenha lógica isso

de qualquer modo, não se dá tranco em carro com injeção eletrônica mesmo né?

MensagemEnviado: 25 Mai 2012, 02:17 
Comissao Organizadora
Comissao Organizadora

Data de registro: 03 Mar 2008, 19:54
se essas fotos forem suas
pulou dente sim viu, e vc tera sorte se nao estiver tocando as valvulas na cabeça dos pistoes, provavelmente
pelas fotos pulou 3 dentes da correia, 2 dentes ja sao o suficiente pra atropelar valvula
vc troco bomba dagua recentemente? se sim o mecanico pode ter deixado ela fora de posiçao e a correia frouxa
tranco soh pula dente da correia dentada se tiver frouxa, bem apertada eh quase impossivel pular dente

nao ligue mais esse motor assim cara, vc tem sorte de ter conseguido voltar pra casa assim ainda

Intercooler Bar and Plate
Fueltech FT250 + Spark Pro 1 + WideBand O2 Meter Slim + Sonda Bosch LSU 4.2
Tbi 63mm + 8 Bicos (4 Bosch 086 29,5lbs + 4 Siemens Deka 80lbs)

MensagemEnviado: 25 Mai 2012, 08:24 
Usuário Moderado
Usuário Moderado

Data de registro: 23 Jun 2010, 10:46
CaioFernando escreveu:
eu nunca ouvi falar nisso :blink: mais agora pensando bem pode ser que tenha lógica isso

alias tranco naum se da em carro nenhum né convenhamos, só se naum tiver outro jeito mesmo mais em quanto tiver algum recurso é melhor evitar. se realmente pulou os dentes na hora do tranco o tensor da correia dentada deve estar muito ruim e naum esta tensionando corretamente podendo pular dente ate andando normalmente.

Siena EL 1.4 2012/2012 Branco

Imagem

MensagemEnviado: 25 Mai 2012, 08:46 
Usuário Moderado
Usuário Moderado

Data de registro: 05 Jun 2010, 01:08
kadettao98 escreveu:
CaioFernando escreveu:

alias tranco naum se da em carro nenhum né convenhamos, só se naum tiver outro jeito mesmo mais em quanto tiver algum recurso é melhor evitar. se realmente pulou os dentes na hora do tranco o tensor da correia dentada deve estar muito ruim e naum esta tensionando corretamente podendo pular dente ate andando normalmente.

eh verdade, só se o cara estiver mesmo na pindoia de um lugar perigoso e sua bateria vai pro saco e nao consegue da partida pelo arranque... Pois eu também não gosto de dar trancos não...

MensagemEnviado: 25 Mai 2012, 09:14 
Membro Veterano
Membro Veterano

Data de registro: 10 Fev 2011, 22:33
A chance de pular dentes dando tranco é considerável!!!

MensagemEnviado: 25 Mai 2012, 10:05 
Membro Veterano
Membro Veterano

kadettao98 escreveu:
CaioFernando escreveu:

É pessoal, eu tambem não gosto de dar tranco mais não vi outra opção, estava com familia e longe de casa.
com relação ao tensor, foi trocado junto da correia e estava com 10.000 kms.
Vamos ver se não deu mais nada, espero que não tenha mais "surpresas".
abraços,
coy

Imagem

MensagemEnviado: 25 Mai 2012, 11:26 
Usuário Moderado
Usuário Moderado

Data de registro: 23 Jun 2010, 10:46
coy escreveu:
É pessoal, eu tambem não gosto de dar tranco mais não vi outra opção, estava com familia e longe de casa.
com relação ao tensor, foi trocado junto da correia e estava com 10.000 kms.
Vamos ver se não deu mais nada, espero que não tenha mais "surpresas".
abraços,
coy

é foi o ke a gente disse foi um caso de urgencia, no mais agora é verificar e colocar no ponto certo e ver se naum teve maiores danos. pode ser que quando trocou td ficou 1 dente fora e no tranco pulou mais um. vamos ver né

Siena EL 1.4 2012/2012 Branco

Imagem

MensagemEnviado: 25 Mai 2012, 14:00 
Membro Nato
Membro Nato

Data de registro: 14 Ago 2009, 15:06
:opa: car**** velho que merda ai hein. COmo neo falou velho nem anda neste carro para foder mais!!!

Alarme + bloqueador
r$ 7,500

MensagemEnviado: 25 Mai 2012, 20:43 
Membro Master
Membro Master

Data de registro: 27 Mai 2011, 19:54
carro 1.8 ou com ijeçao eletronica nao se pode dar tranco, ou melhor, carro nenhum é bom dar tranco...

MensagemEnviado: 25 Mai 2012, 22:09 
Membro Veterano
Membro Veterano

Data de registro: 27 Mar 2011, 12:41
Realmente o tranco é sinistro, pode sim danificar uma serie de coisas

MensagemEnviado: 25 Mai 2012, 23:49 
Moderador
Moderador

Data de registro: 26 Abr 2011, 17:16
leandro kadett escreveu:
carro 1.8 ou com ijeçao eletronica nao se pode dar tranco, ou melhor, carro nenhum é bom dar tranco...

amigo leandro, não se dá tranco em carro nenhum, mas pelo contrário do que vc disse, os carros com maior cilindrada é que sofrem menos com tranco, geralmente. A explicação para isso é a taxa de compressão, que nos carros 1.0 e 1.4 é alterada pra maior pra que o carro possa andar, senão imagina como é que um carrinho mil ia dar 160 km/h de final se um 2.0 dá 200 km/h? é a taxa de compressão que faz ele andar mais um pouquinho, mas dai se vc der tranco, com a taxa de comprassão alta imagina a porcaria que vai dar... Dai os carros mais potentes e com TC normal não sofrem tanto. É claro que se o cara tem um 2.0 com tampa baixa, dai vai dar melda igual né. mas se for original não sofre tanto. mas eu não dou tranco no meu gsi de jeito nenhum. carrego sempre um cabo de chupeta no porta malas.

Abração

MensagemEnviado: 26 Mai 2012, 20:02 
Membro Veterano
Membro Veterano

Trago boas e (talvez) más noticias.
Troquei logo a correia de acessórios e a correia dentada (esta na verdade nem precisava, pois a tinha trocado a poucos kms atrás, e comparando com a nova parece estar perfeita).
Fiz o procedimento de troca sincronizei as duas polias e revisei todo o procedimento duas vezes, porêm não recoloquei a proteção da correia dentada (depois eu coloco) para eu poder observar o comportamento das correias com o motor funcionando e também não coloquei a correia do ar condicionado para deixar o motor funcionando mais "leve" durante o teste.
Ao dar a partida o motor funcionou de primeira e com lenta sereninha, agora vem à má noticia:
Motor funcionado com lenta perfeita mais fazendo um barulho tipo um "tec tec tec..." parece ate barulho de motor de fusca com tucho desregulado, desliguei logo o motor e dei uma verificada em tudo o que foi feito e não encontrei nada.
Liguei o motor novamente e apesar de o barulho persistir o motor esta sereninho, o ronco do motor esta normal, funcionando perfeitamente na gasolina e no GNV e a força do carro esta normal.
O barulho ("tec tec tec...") ora parece vir do cilindro Nº1(mais próximo as polias) e ora parece vir das correias(polias), ta difícil de identificar exatamente de onde vem este barulho. Amanhã vou verificar tudo novamente pra ver se o barulho não esta vindo das polias (talvez por não ter montado a proteção da cd algo esteja em atrito).
Perguntas:
Se tivesse acontecido algo com o cabeçote ( o pistão tivesse batido nas válvulas ou as válvulas tivessem empenado etc ) o carro não estaria com o ronco do motor diferente ( tirando o "tec tec" é claro)?
Não estaria o carro mais fraco?

Agora outra coisa interessante:
A minha bateria (a causadora de todo este transtorno) estava seca e sem nenhuma carga, eu fiz uma experiência e coloquei solução de bateria nela e a coloquei no fusca para carregar e pra minha surpresa a danada esta funcionando perfeitamente de novo.
Abraços,
coy

Imagem

Criar novo tópico Responder Tópico  [ 17 Mensagens ]  Ir para a página 1, 2  Próximo

Todos os Horários estão como UTC - 3 horas