Todos os Horários estão como UTC - 3 horas

Criar novo tópico Responder Tópico  [ 17 Mensagens ]  Ir para a página 1, 2  Próximo

Motor de arranque pesado, as vezes....acho que e o ponto
Autor Mensagem
MensagemEnviado: 08 Jan 2009, 09:39 
Membro Sênior
Membro Sênior

Data de registro: 15 Fev 2007, 15:15
Galera,

E o seguinte....
Meu carro, as vezes, fica meio dificil de pegar, vc gira a chave e da a partida, ele fica meio que com o motor de arranque pesado. Creio que seja o ponto do motor, perto do distribuidor, mas nao tenho certeza.
Acho que seria isso pq levei meu carro para fazer uma manutencao basica, tipo trocar oleo, juntar, orings, etc...ai o mecanico trocou o oring da bobina, e logicamente, mexeu no ponto do motor.
Como sei que eh algo simples, gostaria de saber como funciona a questao de ADIANTAR O PONTO E ATRASAR O PONTO.
ADIANTAR serve pra que
ATRASAR serve pra que

Como ADIANTO e como ATRASO...pois sei que tem aquela marcacao de fabrica no ponto da bobina, tipo assim, no indicador da BOBINA, quando esta acima da marcacao do comando eu estou adiantando ou atrasando

Se nao expliquei claramente, por favor me perguntem ate onde nao entenderam...

Agradeco,

Re: Motor de arranque pesado, as vezes....acho que e o ponto
MensagemEnviado: 08 Jan 2009, 10:18 
Membro Master
Membro Master

Data de registro: 09 Nov 2007, 21:53
Motor de arranque pesado pode ser problema no próprio motor de arranque, bateria fraca ou ponto muito adiantando...
mas uma outra coisa também faz o motor pesar... é a abertura do acelerador (no caso dos carburados) no parafuso da marcha lenta... se estiver muito aberto... dificulta o giro inicial do motor.

MensagemEnviado: 08 Jan 2009, 10:26 
Membro Sênior
Membro Sênior

Alan Kardec escreveu:
Motor de arranque pesado pode ser problema no próprio motor de arranque, bateria fraca ou ponto muito adiantando...
mas uma outra coisa também faz o motor pesar... é a abertura do acelerador (no caso dos carburados) no parafuso da marcha lenta... se estiver muito aberto... dificulta o giro inicial do motor.

Creio que o motor de arranque não seja, pois o carro estava beleza antes do mecânico trocar o oring do distribuidor
Ele mexeu ponto por conta disso.
Meu carro é injeção.

MensagemEnviado: 08 Jan 2009, 12:19 
Visitante
Visitante
Eae! pra ti conferi o ponto inicial dele bm certinho tu vai preciza de um scaner pra trava o ponto (ou trava pelo conector ALDL fazendo uma ponte nos conectores A e B) e uma lampada estroboscopica pra ti pode vizualiza, dae afrouxa o distribuidor e regula o ponto, sentido hrario adianta e anti hrario atrasa (vce olhando do lado esqerdo do carro, lado da caixa) se nao me engano sao 10º APMS , na lenta sem trava o ponto fica em tordo de 20º com o avanco controlado pela unidade de comando, com o ponto adiantado demais eh perigoso de da pré iginicao e esqenta o motor de mais pode ateh derrete os pistao e com o ponto atrasado o carro fica manco. Mas eu acredito q seu problema seja no motor de partida tipoh sujeira, escovas ou buchas gastas ou induzido em curto etc... tm q abri e revisa, tem q da uma olhada nos aterramentos e borners de bateria tbm. Espero ter ajudado, flw abraco.

MensagemEnviado: 08 Jan 2009, 13:38 
Membro Pleno
Membro Pleno

Data de registro: 15 Dez 2008, 23:34
bateria ou arranque ou alternador acredite conhecidencias acontecem, não e porque o mecanico mexeu no ponto do motor que tem que ser isto, pode até ser algum cabo que ele deixou frouxo ou algo assim. passa em uma auto eletrica e pede para testar o sistema eletrico do carro , não vão te cobrar nada por isto.

MensagemEnviado: 09 Jan 2009, 15:03 
Membro Junior
Membro Junior

Data de registro: 09 Jan 2009, 12:14
kra o meu tb estava com esse problema, mas por sorte minha era problema da bateria, foi só trocar q ficou blz.....

MensagemEnviado: 12 Jan 2009, 13:39 
Membro Sênior
Membro Sênior

Bom, eu mexi no ponto, e como disse o n1N0x , girei no sentido anti-horario (olhando no lado inverso do cabeçote ou o lado da bateria) o carro voltou ao velho e sempre 93 SL EFI 1.8. Tá belezinha, normal, do jeito que era antes. Não precisei trocar nada, apenas afrouxar e apertar o parafuso do distribuidor.
Agora uma dúvida: Quando o ponto tá "adiantado" demais, puxa mais energia ?

Aproveitando: n1N0x pelo o que eu entendi, acima da marcação de fábrica significa atrasar e abaixo adiantar ?

Editado pela última vez por EdgarJacarei em 12 Jan 2009, 13:53, num total de 1 vezes

MensagemEnviado: 12 Jan 2009, 23:45 
Visitante
Visitante
Nao eh bm assim. aqela marcacao q tm nao significa q seja o ponto certo, eh so uma marca pra c basea, isso pq o ponto certo pode varia de um caso pra outr tipoh ateh o desgaste das polias e o desgaste da correia dentada pode dar variacao de ponto inicial. Ah e uma coisa pra qm tem monza e kadett ae c o distribuidor tiveh no limite maximo ou minimo da regulagem desconfiem do ponto mecanico com certeza deve esta fora um dente adiantado ou atrasado.
Hein Edgar mas tu atraso um poqinho ou bastante? Pq pra da contra pra pega tm q ta bm adiantado o certo eh coloca no ponto certinho pq c tu nao atraso o suficiente pode c perigoso, o meu Kadett ta com um ponto inicial de 16º APMS pra fica um poco melhor de anda. Eh isso e ae, flw.

MensagemEnviado: 13 Jan 2009, 09:33 
Membro Sênior
Membro Sênior

n1N0x escreveu:
Nao eh bm assim. aqela marcacao q tm nao significa q seja o ponto certo, eh so uma marca pra c basea, isso pq o ponto certo pode varia de um caso pra outr tipoh ateh o desgaste das polias e o desgaste da correia dentada pode dar variacao de ponto inicial. Ah e uma coisa pra qm tem monza e kadett ae c o distribuidor tiveh no limite maximo ou minimo da regulagem desconfiem do ponto mecanico com certeza deve esta fora um dente adiantado ou atrasado.
Hein Edgar mas tu atraso um poqinho ou bastante? Pq pra da contra pra pega tm q ta bm adiantado o certo eh coloca no ponto certinho pq c tu nao atraso o suficiente pode c perigoso, o meu Kadett ta com um ponto inicial de 16º APMS pra fica um poco melhor de anda. Eh isso e ae, flw.

Eu atrasei, creio que seja pouco, pois eu soltei as porcas e fui dando uma "batidinha" de leve com a própria chave combinada, assim eu ia dando partida pra ver se pegava de primeira ou se ficava no famoso "nhe-nhe-nhem". Até agora ele dá partida de primeira a qualquer hora, mesmo sendo de manhã, pois é a alcool. Creio que por sorte ou experiência, pois já passei poucas e boas com meu kadett, acertei o ponto. Só estou esperando entrar uma graninha pra poder trocar a correia dentada (pois já se passaram mais de 50.000 desde que troquei) e aproveito e peço ao mechânico para verificar o ponto.

MensagemEnviado: 13 Jan 2009, 18:00 
Membro Nato
Membro Nato

Data de registro: 15 Set 2006, 13:33
então, meu arranque tb tava pesado, achei q fosse ponto, mas quando mudava nada adiantava, levei num eletricista de confiânça e ele viu q meu arranque tinha acabado as escovas, tava no osso mesmo, arrumei ele e zerou o problema .....

mas tb tenho de arrumar o ponto, meu comando ta uns 2 dentes fora do certo ....

... :assobio:

Sem Ipanema
Só no Suporte....

MensagemEnviado: 13 Jan 2009, 20:11 
Membro Sênior
Membro Sênior

Data de registro: 25 Dez 2008, 08:33
Olha toma cuidado em Ajustar o Ponto... dá uma olhadinha na lenta e acelera pra ver o rendimento.... Mas o interessante é vc ajustar com o equipamento

Abraços

MensagemEnviado: 13 Jan 2009, 20:32 
Visitante
Visitante
Mas pra qm tive esse problema de vira pesado e desconfia q eh ponto de ignicao adiantado tem uma forma bm facil de testa, sem ter q mexe em nda (pra qm tm medo de mexe) eh soh tira o cabo ou desliga a bubina e vira arranqe, o carro nao pega mas se o ponto tiveh pesando pra pega ai o motor vira normal sem pesa.

MensagemEnviado: 14 Jan 2009, 07:52 
Membro Sênior
Membro Sênior

n1N0x escreveu:
Mas pra qm tive esse problema de vira pesado e desconfia q eh ponto de ignicao adiantado tem uma forma bm facil de testa, sem ter q mexe em nda (pra qm tm medo de mexe) eh soh tira o cabo ou desliga a bubina e vira arranqe, o carro nao pega mas se o ponto tiveh pesando pra pega ai o motor vira normal sem pesa.

n1N0x

"eh soh tira o cabo ou desliga a bubina e vira arranqe, o carro nao pega mas se o ponto tiveh pesando pra pega ai o motor vira normal sem pesa"..como assim ?

Dá pra "reexplicar" ? Não entendi mto bem....

MensagemEnviado: 14 Jan 2009, 08:05 
Membro Veterano
Membro Veterano

Data de registro: 29 Dez 2008, 14:06
o motor de arranque pesado pode ser o induzido do motor de arranque.
um concelho cara
não mexa no ponto leve para quém tem a maquina para ver
eu fui dar uma de espertão e o carro ficou gastando mais e não andava nada
levei no mecanico de confiança e resolvi o problema..

MensagemEnviado: 14 Jan 2009, 12:04 
Visitante
Visitante
EdgarJacarei escreveu:
n1N0x escreveu:

n1N0x

"eh soh tira o cabo ou desliga a bubina e vira arranqe, o carro nao pega mas se o ponto tiveh pesando pra pega ai o motor vira normal sem pesa"..como assim ?

Dá pra "reexplicar" ? Não entendi mto bem....

Eu qiz dize tira o cabo q vai da bobina para o distribuidor soh q dai tm q deixar a ponta do cabo encstado ou perto do motor (aterramento ) pq c deixa longe eh perigoso de pifa a bobina, ou entao outra forma eh desliga o plug da bobina.
Fazendo isso para de sair faisca nos cilindros e como a pesada q da pra vira eh um contra pq a faisca ta largando muito cedo ai sem faisca tem q vira normal, isso c o ponto tiveh mesmo adiantado. Entendeste?

Criar novo tópico Responder Tópico  [ 17 Mensagens ]  Ir para a página 1, 2  Próximo

Todos os Horários estão como UTC - 3 horas