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Entenda Turbo e Aspirado - Restaurado do forum antigo
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MensagemEnviado: 08 Ago 2006, 09:24 
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Postado em 22/3/2006 17:08:00 por vigarista

Turbo ou Aspirado? Eis a questão



Insatisfeitos com o desempenho de seus veículos, muitos proprietários têm procurado soluções para melhorá-lo. Desde o simples aumento do torque disponível em baixas e médias rotações até receitas capazes de mudar radicalmente a personalidade do veículo, tornando-o um verdadeiro "andadeiro".

Em muitos casos, principalmente em veículos mais antigos, a preparação pode visar o melhor aproveitamento do motor através de recursos não disponíveis em sua época de fabricação, como o aumento da taxa de compressão, visando a tirar melhor proveito da qualidade do combustível disponível atualmente. Existem preparações e recursos disponíveis para todos os gostos, basta achar a ideal para o seu.

ASPIRADO

Um comando com maior duração de abertura e levantamento das válvulas é em geral a primeira providência na preparação aspirada. O método a ser utilizado deve ser escolhido de acordo com o resultado desejado pelo proprietário e de quanto pretende se gastar na preparação. Entre os métodos mais utilizados estão a Preparação Aspirada e a Preparação Turbo. Existem outros tipos de compressores, como os acionados por correia acoplada ao virabrequim, mas estes não são muito utilizados no Brasil pelo maior custo. Só agora sua utilização tem sido mais frequente, em pickups importados com motores V6 e V8 de grande cilindrada.

A preparação aspirada consiste em aumentar a capacidade de admissão de mistura ar - combustível de um motor atmosférico (sem compressor), através do aumento da área de passagem ou do tempo de admissão do ar a ser utilizado na queima de combustível. Utilizam-se para isto carburador(es) maior(es), filtro de ar de maior vazão, coletor de admissão que facilitem a admissão de mistura (coletores de geometria variável são muito utilizados pelas fábricas), além de alterar o levantamento e o tempo de abertura das válvulas através de um comando de perfil mais agressivo.

O uso de válvulas maiores, além de molas de maior pressão que evitam flutuação em altas rotações, é muito apreciado na preparação aspirada. O aumento da taxa de compressão é benéfico, tanto no que diz respeito ao aumento do torque disponível quanto no consumo e emissão de poluentes. Carburador maior otimiza a alimentação, molas especiais evitam a flutuação das válvulas em altos regimes. A preparação aspirada tem custo inferior à preparação turbo quando o aumento na potência é de até 30%. Mas não existem só vantagens: de acordo com os componentes adotados pode ocorrer perda de torque em baixa rotação, e nos casos mais extremos a marcha -lenta é prejudicada. A escolha dos componentes deve ser feita com critério para não afetar a dirigibilidade no trânsito se a intenção for preparar um motor para uso em rua. Já no caso de uso em pista, o torque em baixas rotações e a marcha lenta estável perdem importância.

Nos motores de baixa cilindrada é recomendável o aumento da taxa de compressão até o limite permitido pelo combustível, além do uso de comando de válvulas com perfil não muito agressivo (levantamento e tempo de abertura moderados) e carburador com venturi de medida favorável ao torque em médias e baixas rotações. Os mais beneficiados por uma preparação aspirada pesada são os motores de alta cilindrada e baixa potência específica, como os antigos 6 cilindros e V8, pois dispõem de alto torque e não sofrem com comando de válvulas de maior tempo de abertura e levantamento. Em alguns casos a perda de torque nem chega a ser sentida. Antigos motores V8 prestam-se bem à preparação aspirada, pois o torque abundante não é comprometido.


TURBO

A preparação turbo consiste no uso de um turbocompressor ligado à saída dos gases de escapamento. Este compressor é dividido em duas partes. A parte quente, acionada pelos gases do escapamento resultantes da combustão, aciona a parte fria da turbina, que comprime a mistura ar combustível, fazendo com que esta preencha melhor os cilindros, gerando mais pressão sobre os mesmos e consequentemente maior potência. Aproveita-se assim a energia térmica e cinética que normalmente seria desperdiçada no escapamento.

As vantagens da preparação turbo ficam por conta do aumento do torque disponível (na aspirada o torque diminui na maior parte dos casos) e do grande aumento de potência produzido pelo turbo. Mas vale ressaltar que a preparação turbo só é economicamente viável quando a pressão utilizada for maior que 0,4 kg/cm². Com pressões menores o aumento de potência não é tão satisfatório e a relação custo/benefício da preparação aspirada seria melhor.

Outra vantagem do turbo é que torque e potência máximos são obtidos em regimes próximos aos do motor original, ao contrário da preparação aspirada. Nesta, o torque máximo é obtido em rotação mais elevada e a potência é, em muitos casos, obtida em regime acima do limite de giros do motor original (o comando de válvulas mais "bravo" permite que o motor trabalhe em rotações mais altas). O motor aspirado precisa girar mais para admitir maior quantidade de mistura em um determinado período de tempo, gerando mais potência. No turbo a sobre pressão faz este papel, por isso o motor não precisa atingir rotações mais elevadas.

A preparação turbo é indicada principalmente em motores de baixa cilindrada, como os de 1.000 cm3, pois eleva o torque disponível em praticamente todos os regimes, desde que a turbina utilizada tenha sido corretamente escolhida para este fim. Turbinas muito grandes fazem com que seu funcionamento efetivo seja sentido em rotações mais altas, enquanto as menores entram em ação mais cedo: neste caso o motor se comporta como se tivesse maior cilindrada, sobretudo por causa do torque disponível em baixos giros.

Turbina de pequenas dimensões e baixa inércia, providência importante para respostas rápidas em baixa rotação. Neste ponto, muitos já devem estar se perguntando: é possível combinar ambas as técnicas de preparação? A resposta é sim! Atualmente é muito comum a troca do comando de válvulas em um motor turbo por outro com levantamento e tempo de abertura um pouco maiores, aproveitando a facilidade com que a turbina comprime a mistura dentro dos cilindros, aumentando ainda mais a potência e mantendo bom torque em baixos giros. Várias outras combinações são possíveis, como o uso de carburador maior em motor turbo (ou corpo de borboletas de maior diâmetro, em um carro com injeção), para melhorar a alimentação do motor em rotações mais elevadas.

Coletor de admissão e filtro de ar também podem ser substituídos para um melhor rendimento do aspirado. Uma turbina pequena pode ser instalada em um carro com motor multiválvula para compensar seu baixo rendimento em rotações mais baixas, mas para tanto será necessária uma turbina de baixíssima inércia (como a usada no Golf, Passat e Audi 20V turbo). Ela deixará o carro com reações mais rápidas e comportamento mais uniforme, além de aumentar a quantidade de mistura nos cilindros nas altas rotações, que já é excelente neste tipo de motor aspirado. Tudo depende da criatividade do preparador e do objetivo da preparação. Não existe limite: as técnicas de preparação aspirada podem ser combinadas com as de preparação turbo, resultando em torque abundante em baixos giros e ótimo rendimento em altas rotações.



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MensagemEnviado: 16 Mar 2008, 19:05 
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Data de registro: 02 Mar 2008, 19:36
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intereçante a materia!!!

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MensagemEnviado: 18 Ago 2008, 14:01 
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muito legal a materia...Parabens... :positivo:


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Re: Entenda Turbo e Aspirado - Restaurado do forum antigo
MensagemEnviado: 26 Dez 2008, 12:40 
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Data de registro: 03 Dez 2008, 22:18
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Show de bola .......

Mas ainda curto mais o turbo hauhauhauauauauauu

O problema é...... se eu turbina eu mi mato hauhauhauahuahuauauu

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Editado pela última vez por Odair em 26 Dez 2008, 12:40, num total de 1 vezes

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Re: Entenda Turbo e Aspirado - Restaurado do forum antigo
MensagemEnviado: 30 Dez 2008, 07:12 
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Data de registro: 25 Dez 2008, 08:33
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Localização: São Paulo - SP
Matéria super interessante... Achei muito legal!!

Abraços

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Capô GSI


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Re: Entenda Turbo e Aspirado - Restaurado do forum antigo
MensagemEnviado: 30 Dez 2008, 21:10 
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Muito bom conteúdo. Bem esclarecedor :positivo: :positivo: :positivo:


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Re: Entenda Turbo e Aspirado - Restaurado do forum antigo
MensagemEnviado: 26 Jun 2009, 19:47 
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:positivo: AGORA ESTÁ ESCLARECIDO NOS MINIIIIIMOS DETALHES, PARABÉNS PELA INICIATIVA..

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Re: Entenda Turbo e Aspirado - Restaurado do forum antigo
MensagemEnviado: 28 Jun 2009, 04:18 
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Data de registro: 05 Jun 2009, 14:53
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_Muito boa materia...bastante detalhada...

:positivo:

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kADETÃO 93
"Malandro que é malandro, atropela formiga com o protetor de cárter..."


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Re: Entenda Turbo e Aspirado - Restaurado do forum antigo
MensagemEnviado: 13 Jul 2009, 17:20 
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realmente muito boa mesmo


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Re: Entenda Turbo e Aspirado - Restaurado do forum antigo
MensagemEnviado: 24 Jul 2009, 16:39 
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muito legal a matéria...

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Re: Entenda Turbo e Aspirado - Restaurado do forum antigo
MensagemEnviado: 24 Jul 2009, 16:54 
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Data de registro: 30 Mai 2009, 18:50
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show....

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Re: Entenda Turbo e Aspirado - Restaurado do forum antigo
MensagemEnviado: 15 Ago 2009, 18:44 
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Odair escreveu:
O problema é...... se eu turbina eu mi mato hauhauhauahuahuauauu


EU TAMBÉM!!!

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Editado pela última vez por -=Pereira=- em 15 Ago 2009, 18:44, num total de 1 vezes

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Re: Entenda Turbo e Aspirado - Restaurado do forum antigo
MensagemEnviado: 07 Set 2009, 23:42 
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muito boa a materia, essa eu ainda n tinha lido. Sobre a turbina de baixa inercia e as 20v eu jah sabia, mas eu achei uma ideia muito bem bolada. Pois o carro fica bom de alta e baixa... :-)


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Re: Entenda Turbo e Aspirado - Restaurado do forum antigo
MensagemEnviado: 15 Nov 2009, 15:08 
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Localização: Maringá PR
Muito bom, o duro é o custo para Turbina um gsi a ignição eletrônica, achei muito alto o valor, pois se fosse carburado o valor seria muito inferior, mas se tratando que a performace é outra também, num posso reclamar, pois se tratando do kadettão vale apena :)


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Re: Entenda Turbo e Aspirado - Restaurado do forum antigo
MensagemEnviado: 16 Nov 2009, 00:52 
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Data de registro: 12 Out 2009, 17:50
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Localização: ararangua sc
mas pessoal uma turbina no meu automático como ja andei comentando com o neo será q ficaria legal pois o automático é meio manco mas não quero tbm uma coisa que gaste como um omega 4.1 sabe tipo potencia x comsumo!!me deem uma opnião valeu familia!!!espero uma luz ai!!

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corelioo
kadett sl/e 1.8 automatico
insulfilm g5
silencioso esportivo
completo -ar!
computador de bórdo!
dvd!
2 falantes 6x9 quadriaxial!
caixa dutada 1 de 12 pol carcaça de aluminio!
dois módulos!!


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