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ARTIGO SOBRE RODAS E PNEUS - Restaurado do foum antigo
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MensagemEnviado: 08 Ago 2006, 09:18 
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Postado em 9/1/2006 08:57:00 por Athos


INFORMAÇÕES GERAIS

185/60 R 14 82 V

185 - É a largura nominal da secção do pneu, em mílimetros (185 mm)
60 - É o perfil do pneu. É a relação percentual entre a altura e a largura da secção do pneu. (60%). Nesse caso, a altura de cada ombro do pneu é igual a 60% de 195 mm, ou seja, 117 mm
R - Indica que o pneu é de construção radial. Quando ausente, significa que o pneu é de construção diagonal.
14 - É o diâmetro em polegadas do aro em que o pneu é montado.
82 - É o de índice de carga, isto é, a capacidade de carga máxima que o pneu pode suportar
V - Índice de velocidade, ou seja, indica a velocidade máxima a que o pneu pode ser submetido.

No exemplo então, e conforme a tabela abaixo, a velocidade máxima é de 240 km/h para uma carga de 475 kg

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[red]INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES[/red]

D. O. T.
UTQG = Treadwear 200 Traction A Temperature A
T.W.I .[/b]

DOT = Departament Of Transportation (EUA) – Significa que o pneu atende os padrões mínimos exigidos para ser utilizado em vias públicas.

UTQG = Uniform Tyre Quality Grading, são 3 aspectos. Todos vêm gravados nos flancos (laterais) da maioria dos pneus vendidos também no Brasil.
Treadwear index, ou índice de desgaste da banda de rodagem, permite comparar a expectativa de durabilidade dos pneus. Um pneu com índice 200, por exemplo, deve durar 2 vezes o que duraria um pneu de índice 100.

Traction index, ou índice de tração, define a capacidade do pneu em aderir ao solo nas acelerações e frenagens. Em geral, é definido pela capacidade de frenagem no molhado (situação mais crítica). São usados, em ordem decrescente de aderência, os índices AA, A, B, C.

Temperature index, índice de temperatura, refere-se à capacidade de suportar e dissipar o calor adquirido na rodagem. São usados, em ordem decrescente, os índices A, B, C.

Obs.: Essa classificação não é supervisionada e serve apenas para comparar produtos de um mesmo fabricante.


TWI = Tread Wear Indicator , ou indicadores de desgaste da banda de rodagem, são marcadores em alto relevo, presentes entre os sulcos e nos flancos da banda de rodagem. Quando a banda de rodagem ficar nivelada com esses marcadores, significa que o pneu atingiu a profundidade mínima dos sulcos, e portanto, deve ser substituído.




[red]PARTE 2 – RODAS[/red]


DIÂMETRO E LARGURA (ARO E TALA) [/b]


Medidas em Polegadas

Ex: kadett = 14” x 6” , ou seja, aro 14” e tala 6”

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FURAÇÃO (PCD)


PCD é o número de furos e o diâmetro, em milímetros, de um círculo imaginário que passa pelo centro de cada um dos furos de fixação da roda.

Ex: Calibra = 4 x 100 , ou seja, 4 furos x 100 mm de diâmetro entre furos

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OFF-SET


OFFSET é a diferença entre a metade da largura da roda e a superfície de apoio da roda no veículo. As rodas podem ter: OFFSET POSITIVO (quando a diferença é maior do que zero ). A superfície de apoio é mais interna à roda. Na prática significa que quanto maior for o offset, mais para dentro ficará a roda. OFFSET ZERO OFFSET NEGATIVO (quando a diferença é menor do que zero). A superfície de apoio da roda é mais externa. Significa que quanto menor for o offset, mais para fora ficará roda As medições de OFFSET são em milímetros.

Ex. kadett = ET = Offset = 49 mm

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BACK-SPACE

BACKSPACE é a distância entre a borda interna da roda e a superfície de apoio da roda no veículo. Indica a área interna livre, o espaço interno da roda. Permite avaliar eventuais interferências da roda nos componentes da suspensão do veículo.

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PARAFUSOS DE FIXAÇÃO

Ao se instalar rodas liga leve, no lugar das de aço estampado, via de regra, é necessária a substituição dos parafusos por outros mais longos.


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ANEL CENTRALIZADOR

A maioria dos veículos tem um encaixe de cubo, que assegura a centralização da roda. O diâmetro desse encaixe varia de fabricante para fabricante e, muitas vezes de modelo para modelo de veículo. Apesar dessa variação ser muito pequena, milímetro ou décimos de milímetro, ao se instalar uma roda, cujo cubo não encaixa perfeitamente, há grandes chances de não se conseguir um bom balanceamento do conjunto roda/ pneu.
Os anéis centralizadores permitem a utilização de um mesmo modelo de roda, em vários modelos e marcas de veículos, cujo PCD (nº de furos e diâmetro) sejam exatamente iguais.

Obs. : Ao retirar a roda do veículo, para substituí-la pelo estepe, verifique se o anel centralizador se desprendeu do cubo do veículo.

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CONJUNTO PNEU-RODA

O Conselho Nacional de Trânsito através da Resolução 533/78 estabelece regras que devem ser observadas: As rodas não podem ultrapassar os limites externos dos pára-lamas; O diâmetro externo do sistema de rodagem (conjunto roda/pneu) não pode ser alterado. Na prática, significa que se pode alterar o diâmetro da roda mantendo o mesmo diâmetro externo do sistema. Isso implica na adoção de um perfil menor.

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(Fontes : www.yokohama.com.br, www.scorro.com.br, www.goodyear.com.br, sport compact car magazine)

ET igual off-set

vai uma tabelinha das rodas binno:
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MensagemEnviado: 09 Ago 2006, 11:58 
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Data de registro: 09 Ago 2006, 11:46
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Perfeito o artigo!!

valeu!!

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Roney R. M. Marques - Santos/SP
98´ Chevrolet Kadett GLS 2.0 MPFI

http://codigodebar.wordpress.com/


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MensagemEnviado: 09 Ago 2006, 12:19 
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Bacana essa materia..... eh muito boa...

:palmas:


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MensagemEnviado: 10 Ago 2006, 12:11 
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Data de registro: 09 Ago 2006, 13:22
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completo o artigo...parabens

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MensagemEnviado: 11 Ago 2006, 08:29 
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Eu tenho uma dúvida cruel :-)
O que determina a pressão dos pneus ? Digo: Normalmente quando vou calibrar os pneus uso 29 a 30 lbs.
Quando vou viajar aumento um pouco essa pressão de para 2 libras a mais.
Aquela tabelinha que fica grudada no carro com as especificações de fábrica é válida mesmo pros pneus ??
Eu sinto que o carro fica xoxo, por exemplo em um pneu 175 R13, a fábrica fala pra colocar 25 lbs ??

Vamos discutir isso...

Um abraço à todos.


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MensagemEnviado: 11 Ago 2006, 09:48 
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Data de registro: 08 Ago 2006, 13:37
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Showww a matéria! parabéns :palmas:


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MensagemEnviado: 14 Ago 2006, 14:46 
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Data de registro: 13 Ago 2006, 16:53
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Nossa pra quem tinha duvidas como eu, Este tópico esta perfeito.

Parabens para quem o criou.
:ooohhh:

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MensagemEnviado: 23 Set 2007, 11:33 
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Data de registro: 31 Ago 2007, 11:57
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Fala pessoal, peguei esse link no site da Mangels, segue o endereço pra somar com as informaçoes do fflima .

http://www.mangelsrodas.com.br/Informac ... tugues.pdf

Abraço. :positivo:

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EX-Kadetteiro(gls 2.0 mpfi 98/98), agora de Vecão(gl 2.2 8V 2000)


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MensagemEnviado: 24 Out 2007, 05:49 
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Data de registro: 28 Ago 2007, 06:09
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Daniel escreveu:
Fala pessoal, peguei esse link no site da Mangels, segue o endereço pra somar com as informaçoes do fflima .

http://www.mangelsrodas.com.br/Informac ... tugues.pdf

Abraço. :positivo:


Show de bola o manual, um complemento perfeito para o topico do fflima :positivo: :ooohhh: :positivo: :ooohhh: :positivo: :ooohhh:

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Kadett GL 94/94 Álcool Originec's

NÃO EXISTE BENEFICIO SEM SACRIFÍCIO E SÓ CHEGAM A VENCER OS QUE TÊM CORAGEM DE CONTINUAR!!!!!
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MensagemEnviado: 24 Out 2007, 21:03 
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Data de registro: 07 Ago 2006, 21:58
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:positivo: :positivo: :positivo:

legal...

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Fabricio - Ex-Kadett GSI, agora com um Classic...
Em breve fotos!


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MensagemEnviado: 04 Fev 2008, 22:08 
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Cereta escreveu:
Daniel escreveu:
Fala pessoal, peguei esse link no site da Mangels, segue o endereço pra somar com as informaçoes do fflima .

http://www.mangelsrodas.com.br/Informac ... tugues.pdf

Abraço. :positivo:


Show de bola o manual, um complemento perfeito para o topico do fflima :positivo: :ooohhh: :positivo: :ooohhh: :positivo: :ooohhh:



Link quebrado :-(


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MensagemEnviado: 21 Mar 2008, 01:10 
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Data de registro: 02 Mar 2008, 19:36
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Localização: Marília - SP
nossssssa que materia!! muito bom aprender essas coizas aqui com a galera!!!

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GSI 92 LEGALIZADO SUSPENÇÃO NA FIXA COMPLETO AROS 17 FAROL DYAMOND VIZION 5000K MILHAS XENON 6000K KIT SHUTT COMPLETO.

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MensagemEnviado: 25 Mar 2008, 12:54 
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Data de registro: 24 Out 2007, 11:16
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Localização: Vila Velha - ES
Eu ja tinha visto, muita boa essa materia!

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MensagemEnviado: 22 Abr 2008, 13:41 
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Show de bola a matéria, não tinha conhecimento sobre off set, to muito afim de colocar aro 16 no meu, mas não sei se servirá. Acho que esclareceu muita coisa, parabéns pelo artigo.


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MensagemEnviado: 14 Mai 2008, 18:45 
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Data de registro: 17 Mar 2008, 11:42
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Localização: Guarulhos - SP
Galerinha uma pergunta rodas 15 offset 38 raspa no paralamas do kdt.

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