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[Informativo] Tudo sobre Computadores de Bordo
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MensagemEnviado: 11 Jul 2012, 02:03 
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Como tem muita informação espalhada e para encontrar tudo, da uma trabalheira tremenda, resolvi juntar informações encontradas aqui no kadetteiros.com e no fórum dos monzeiros.com, para fácil acesso de todos.

Tudo o que você precisa saber sobre computador de bordo está nesse tópico:

Numerações e modelos e veículos:

52283059 Monza Classic Carburado ou Sl/E 89/91
52283060 2.0 MPFI Monza Classic 90/92 8 Pulsos (4J03)
52283061 Vários 89/91 (GS/SLE) (4K01) 16 Pulsos (carburado)
52283069 Vários 89/91 (GS/SLE) (4K01) (carburado)
52263347 2.0 EFI Monza 91/93 (4J03) 16 pulsos - Esse creio ser o raro computador de bordo EFI que tanto falam, porque é 16 pulsos.
52266211 2.0 MPFI Kadett 92/93 16 Pulsos (GSI) (4K02) - Instalei esse no meu GLS 98
52269770 1.8 EFI Kadett 92/93 16 Pulsos (SLE)
93206659 2.0 MPFI Monza Classic 92/93 8 Pulsos (4J05)
93216254 1.8 EFI Kadett/Ipanema 93/93 16 Pulsos (SLE / GLS)
93216255 2.0 EFI Ipanema 93/93 8 Pulsos (GLS)
93211713 1.8 EFI Kadett/Ipanema 94/95 16 Pulsos - Se o carro for 1.8 esse é a numeração do EFI.
93225789 2.0 EFI Ipanema 94/95 8 Pulsos (GLS)
93211714 2.0 MPFI Kadett 94/95 16 Pulsos (GSI) (4K02) Kadett 92/93 (tanque 60L) - Adaptavel no Kadett com tanque de 60 Litros (94+)


Informações dadas pelo computador de bordo:

Consumo instantâneo, consumo médio, velocidade média, autonomia, temperatura externa, relógio e cronometro.


Instalação nos Kadett's, Ipanemas e Monzas:

O esquema abaixo, dizem que funciona em todos MPFI e EFI: (confirmem para mim)

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Esquema bacana:

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Esquema estranho que eu achei, pode ser útil pra alguém:

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Nova informação sobre instalação do cb:

"Segue o esquema que eu fiz para o perfeito funcionamento do CB, no Kadett GLS 98, usando o CB de CEPCHEV 5226621.

Borne 1: - do chicote do relógio
Borne 2: + do fusível do relógio;
Borne 3: sensor de distância (velocidade);Puchar um fio do sensor de velocidade, azul/ tarja vermelha
Borne 4: Na motronic é ligado no borne 32 da injeção, o mesmo se encontra vazio no chicote, terá que instalar um terminal.
Borne 5: sinal da boia do tanque, pode ser usado o mesmo que fio que mede a quantidade de combustível no painel
Borne 6: + pós chave;
Borne 7: Nao existe
Borne 8 e 9: sensor de temperatura externa;
Borne 10: + pós chave.
Bornes 11,12 - direto, foi feito um novo aterramento.

Copiado do fórum do KadettClubeRJ"


Sensor de temperatura externa, único componente a ser comprado a não ser o cb, para o perfeito funcionamento de todas as funções:

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Sensores Originais:
Código GM: 93204463 - Aplicações: kadett SL/E, GLS, GS, GSi - Ipanema SL/E e GLS (89/95) - Monza Hatch e Sedan 2 e 4 portas (89/96).
Código GM: 93204464 - Aplicações: Kadett GS e GSi (89/95) - Monza Hatch e Sedan 2 e 4 portas (91/96).

Existente no GSi:
Código GM: 90197863 - Sem referência no catálogo GM, mas tem o logo GM estampado, estranho!

Substituto:
Código GM: 09152245 - Aplicações: Omega (93/07), Astra (99/07), Vectra (97/07), Corsa (94/07) e Tigra (98/98 )

Local do sensor de temperatura original do kadett gsi, serve de modelo aos que vão adaptar:

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Pra quem gosta de digamos "originalidade" pode instalar também esse adesivo encontrado facilmente no mercadolivre:

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Calibragem do computador de bordo:



Se no seu computador de bordo ao segurar os botões e girar a chave aparecer 8888, pode parar porque o processo de calibragem é diferente. (assim que descobrir como é atualizo aqui)


Tenho GNV no meu carro, o computador de bordo vai continuar marcando bonitinho?

Não, porque o computador de bordo marca as informações a partir da central, com o combustível GASOLINA ou ÁLCOOL. Ao ligar o GNV ele vai ficar louco, ao desligar volta ao normal.


Manutençãozinha básica do Computador de Bordo:

"Nesse tutorial vou explicar como limpar os contatos do LCD eliminando a falha dos segmentos dos caracteres e também a recuperação dos botões.
No meu caso, os botões estavam muito ruins, era necessário apertar com muita força para acionar a tecla. Alguns segmentos do LDC estavam fracos, o que muitos “especialistas” informam que é necessário trocar o display ou o CB inteiro, mas isso não fabrica mais, além do mais, no meu caso somente a devida limpeza dos contatos já deixou ele zerado!

Material necessário:

Limpa-contatos elétricos spray*;
Tinta-condutiva à base de metal**;
Chave de fenda fina, Chave Philips fina, Alicate pequeno;
Fita isolante (caso o CB não feche corretamente);
Álcool e algodão.

*O limpa-contatos é encontrado em lojas de componentes eletrônicos a partir de R$7,00.

**A tinta-condutiva também é encontrada nessas mesmas lojas, a partir de R$16,00.
(essa tinta é a base de metal, existem outra tintas à base de ouro e prata, essas são de alta performance e o preço também, mais de R$50,00 por 05ml, mas só é usada em casos em que o contato tem que ser preciso e perfeito, ou seja, longe do nosso caso).

Informações importantes:

NUNCA limpe os contatos como o do CB com álcool, o álcool agride o material condutivo e o retira, como por exemplo, os contatos dos botões (aquela borracha) e os contatos do display que também tem uma borracha com traços bem fininhos.

A tinta-condutiva será usada para recuperar os contatos dos botões, pintando o verso da borracha, as peças redondas, o contato ficará 100%, essa é a finalidade dessa tinta, que além de recuperar contatos dessas borrachas parecidas com as de controle remoto de TV, pode ser usada também para recuperar as trilhas do desembaçador traseiro.

Passo a Passo:
Retire seu CD Player, DVD, Rádio, e pelo buraco do painel pressione o Computador de Bordo para fora cuidadosamente e desconecte o cabo dele.

O meu está fechado com fita-isolante (se não estiver, que bom, passe para o próximo):

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Com uma chave de fenda fina, desencaixe a moldura:

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Com uma chave de fenda fina, desencaixe a moldura:

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Com uma chave philips fina, solte os parafusos:

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Desencaixe a frente:

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Desencaixe as laterais brancas:

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Com um alicate pequeno (cuidadosamente) você precisará desentortar as hastes para soltar o display. É importante na hora de montar que o display fique bem firme para garantir um perfeito contato com o circuito (placa verde) e também que os contatos entre a placa e o display estejam alinhados uns aos outros.

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Pulverize os três contatos do circuito com o spray limpa-contatos e passe um algodão, você pode ser generoso na espirrada, sem problemas. Aproveite para tirar o soquete da lâmpada e limpar os contatos dele também ou até trocar a lâmpada.

Muitos acham que o CB não acende, já vi tópicos em que nem as concessionárias sabem responder, mas ele acende sim junto com a ignição, se não acender, troque a lâmpada, soquete ou ajuste os contatos do mesmo que podem estar folgados.

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Infelizmente a foto da parte dos contatos do display corrompeu, mas o desenho ajudará.

Pulverize o limpa-contatos e passe um algodão.

NÃO USE ÁLCOOL NESSES CONTATOS!

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Limpe os contatos da borracha (verso dos botões) com álcool, como esses contatos serão pintados com tinta-condutiva, não há problema em passar álcool neles, é até melhor retirar o material condutivo original, assim a nova tinta irá fixar melhor.

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Depois de limpo é hora de pintar os contatos com a tinta-condutiva.

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Pincele a cola sobre os contatos e aguarde 05 minutos até secar, faça uma camada média, nem muito fina, nem muito grossa. Enquanto a cola seca, limpe muito bem o pincel com álcool para não contaminar a tinta-condutiva.
Depois que a cola secar, pincele a tinta-condutiva sobre os contatos, faça uma cama generosa, mas não muito grossa, a cama tem que ficar bem uniforme.

Aguarde o tempo de secagem definido na embalagem da tinta para montar o CB.

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"Tem uma maneira diferente, mais barata, e mais fácil, de fazer funcionar os botões do CB. Faz tudo igual como está descrito no tudo acima, menos passar cola e pintar, no lugar disso, colocar encaixado ali na traseira dos botoes, um pedacinho de papel aluminio, daqueles de usar em forno, com a parte brilahnte virada para a placa e a parte fosca virada para a traseira dos botões. Encaixa direitinho se for cortado certinho do tamanho dos tres botões juntos. Depois é só montar tudo e testar. Eu fiz no meu há vários meses e tá perfeito até agora. Barato, fácil de fazer, simples, funcional e resistente."
Esse outro método foi contribuição do membro: Fábio Direne


Agora é só montar tudo na famosa ordem inversa e PRONTO!

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Está aí o CB aceso!

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Provavelmente o CB irá piscar na primeira vez que a ignição for ligada, aguarde um minuto antes de fazer qualquer ajuste. Caso ele fique piscando, zere todas as contagens pressionando a tecla “0”.
Uma dúvida de muitos é quanto ao ajuste das horas do CB, isso porque o manual tanto do Kadett, quanto do CB, não são claros.

Como quase sempre, para entender o manual, é preciso um outro manual, então aí vai:
1 - Ligue a ignição;
2 - Pressione a tecla "Relógio" para aparecer o mesmo;
3 - Pressione a tecla "0" até que os caracteres de hora pisquem;
4 - Pressione a tecla "Relógio" até acertar a hora;
5 - Pressione a tecla "0" para mudar para minutos;
6 - Pressione a tecla "Relógio" até ajustar os minutos;
7 - Por fim, pressione a tecla "0" para finalizar - parar de piscar.

É isso aí, agora é só curtir o Computador de Bordo do Kadettão
funcionando certinho!

A única coisa que peço é que postem no tópico se tudo deu certo
e também, é claro, qualquer dúvida!
Espero ter ajudado!!! Abraços...

DJCRD - GSI 94/95 BRANCO
V1.0
09/03/2007
21:38
SP - SP - Brasil


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Visitem:
http://www.kadettclube.com
http://www.kadetteiros.com"


Adaptação interessante, computador de bordo do astra MID no lugar do check control no painel:

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Instalação perfeita sem adaptação no painel dos kadett's de 94 a 96.

Quem souber como fazer esse esquema elabore um tutorialzinho básico aqui que eu acrescento no tópico. :positivo:

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Os créditos pelo tópico fica as pessoas que criaram as informações que eu reuni nesse tópico.

Aos moderadores, se puder revisar e fixar o tópico será de grande ajuda a todos que tem dúvidas sobre o componente. :positivo:

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Editado pela última vez por CaioFernando em 02 Ago 2012, 01:37, no total de 7 vez

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Re: [Informativo] Tudo sobre Computadores de Bordo
MensagemEnviado: 11 Jul 2012, 08:17 
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Show de bola o tutorial!

Parabenss! :aplausos: :positivo:

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Re: [Informativo] Tudo sobre Computadores de Bordo
MensagemEnviado: 11 Jul 2012, 08:19 
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Tópico excelente!
Logo faço um ctrl c ctrl v para deixar guardado em casa..hehehe

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http://rodrigogsi.blogspot.com.br - Curta seu carro com RESPONSABILIDADE! - 7 ANOS!


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Re: [Informativo] Tudo sobre Computadores de Bordo
MensagemEnviado: 11 Jul 2012, 09:03 
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car**** que massa o CB de bordo do Astra no Kadett. Caramba o cara fez um belissimo trabalho!!!

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Re: [Informativo] Tudo sobre Computadores de Bordo
MensagemEnviado: 11 Jul 2012, 09:19 
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Shooow de bola. :positivo:
Parabens velho!

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Re: [Informativo] Tudo sobre Computadores de Bordo
MensagemEnviado: 11 Jul 2012, 10:24 
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putz tava procurando faz tempo isso pra poder concluir a instalacao do cb na minha ipanema.... kkkkk

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Re: [Informativo] Tudo sobre Computadores de Bordo
MensagemEnviado: 11 Jul 2012, 10:24 
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o CB que tenho é do monza classic mpfi 16 pulsos, nao lembro o codigo do CB, mas nao consta nessa listagem, assim que chegar em casa pego o codigo e posto aqui tb.....

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Editado pela última vez por Braunip em 11 Jul 2012, 10:27, num total de 1 vezes

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Re: [Informativo] Tudo sobre Computadores de Bordo
MensagemEnviado: 11 Jul 2012, 11:31 
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parabéns pelo tópico, muito esclarecedor.

Abraço

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Editado pela última vez por viniciusrebello em 11 Jul 2012, 11:32, num total de 1 vezes

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Re: [Informativo] Tudo sobre Computadores de Bordo
MensagemEnviado: 11 Jul 2012, 11:34 
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Braunip escreveu:
o CB que tenho é do monza classic mpfi 16 pulsos, nao lembro o codigo do CB, mas nao consta nessa listagem, assim que chegar em casa pego o codigo e posto aqui tb.....


93206659 2.0 MPFI Monza Classic 92/93 8 Pulsos (4J05)

realmente na listagem só consta do classic com 8 pulsos, mais o monza não é só 8 pulsos? o kadett que é 16 ou estou enganado?

:feliz:

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Re: [Informativo] Tudo sobre Computadores de Bordo
MensagemEnviado: 11 Jul 2012, 13:01 
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depende da injeção, efi é 8 gsi é 16, os outros não sei.

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Re: [Informativo] Tudo sobre Computadores de Bordo
MensagemEnviado: 11 Jul 2012, 14:52 
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PARABÉNS AÍ CAIO!!!!


muito bom mesmo!!!

O teu CB pra GLS tá vindo...hehehehehehehe :palmas:

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Re: [Informativo] Tudo sobre Computadores de Bordo
MensagemEnviado: 11 Jul 2012, 20:29 
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Galera tem uma maneira diferente, mais barata, e mais fácil, de fazer funcionar os botões do CB. Faz tudo igual como está descrito no tudo acima, menos passar cola e pintar, no lugar disso, colocar encaixado ali na traseira dos botoes, um pedacinho de papel aluminio, daqueles de usar em forno, com a parte brilahnte virada para a placa e a parte fosca virada para a traseira dos botões. Encaixa direitinho se for cortado certinho do tamanho dos tres botões juntos. Depois é só montar tudo e testar. Eu fiz no meu há vários meses e tá perfeito até agora. Barato, fácil de fazer, simples, funcional e resistente.

Abraços

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Re: [Informativo] Tudo sobre Computadores de Bordo
MensagemEnviado: 11 Jul 2012, 23:23 
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Muito Bom Parabéns.

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Re: [Informativo] Tudo sobre Computadores de Bordo
MensagemEnviado: 12 Jul 2012, 00:52 
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eu tava confundido os pulsos do computador de bordo com os do painel digital :ai:

informação do Fábio atualizado no tópico :positivo:

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Editado pela última vez por CaioFernando em 12 Jul 2012, 00:54, num total de 1 vezes

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Re: [Informativo] Tudo sobre Computadores de Bordo
MensagemEnviado: 12 Jul 2012, 02:17 
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Muito boa pesquisa, rico em detalhes técnicos. É raro ver um tópico assim em meio a feira livre. Parabéns, é um belo trabalho. :aplausos:

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