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Tutorial - Limpando a TBI
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MensagemEnviado: 18 Out 2009, 03:14 
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Data de registro: 09 Jun 2008, 00:39
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Bom pelo que tenho visto muitos amigos Kadetteiros aqui do fórum não sabem como limpar a TBI do nossos carangos,então ai vai um tutorial super pratico de como realizar essas tarefa,como o post tem fotos eu vou apenas colocar o link das fotos,porque isso? Para o tópico não ficar muito pesado.
É um bom "trampo" pra fazer na Kadettera no fim de semana,nossos carangos merecem.:palmas:

1)Dicas e Materiais:

1°)Antes de você começar a limpar a sua TBI você devera comprar um spray descarbonizante,vende em qualquer autopeças,eu sugiro o CAR80.
#CAR80: Imagem

2°)Você também devera comprar um KIT de reparo para a TBI e o KIT de reparo da Válvula Injetora(Bico Injetor).
#Reparo TBI: Imagem
#Reparo Bico Injetor: Imagem

3°)Ferramentas necessárias: Chave de boca 10,Chave de boca 14,Chave Torx T-30,Chave Torx T-20,Pano de algodão ou camiseta velha,Luva descartável tipo cirúrgica.

2)Mãos a Obra(LIMPEZA):

1°)Antes de retirar o sistema de filtro de ar (panela) preste atenção como e onde estão conectadas as mangueiras, o conector verde do sensor MAP. Sugiro para quem tem dificuldade de memorizar posições de peças fazerem um desenho de onde sai o que e onde se encaixa.Não custa nada fazer e pode lhe ajudar muito.

2°)Tirado o sistema de filtro de ar, procede-se a retirada do TBI começando soltar as porcas que mantém ajustado a linha de combustível. Cuidado para não inverter os caninhos na montagem, por que um deles é o retorno do excesso de combustível.
# Imagem

3°)Girando um pouquinho da direita para a esquerda o volante (lado direito superior da foto acima) desencaixe o cabinho que abre a borboleta.

4°)Tirar o anel de borracha do entorno do TBI e desconectar o plug da válvula injetora,logo após Tirar os parafusos que prendem o TBI no coletor de admissão.
# Imagem

5°)Tirar os parafusos ‘torx’ que fixam a parte superior do TBI e a presilha da válvula injetora. Chave torx T-30 e T-20.
OBS:Poderá ser necessário prender o TBI numa morça e se você não tiver uma, desaperte estes parafusos ainda com o TBI preso no coletor de admissão... talvez um pouco de WD-40 ou outros ajudem na soltura.
# Imagem

6°)Numa mesa ou bancada separar as duas partes do TBI e verificar o grau de sujidade ou carbonização dos dutos e reentrâncias.
# Imagem
# Imagem

7°)Há um anelzinho de silicone que se põe para segurar o filtro menor e ajustar na carcaça do TBI e ao sacar a válvula injetora ele costuma ficar preso na carcaça e com uma chavinha de fenda pode ser retirado.
OBS:á que se prestar atenção no posicionamento dos filtros na válvula injetora para que a armação plástica não fique tapando os orifícios do corpo da válvula. E por estes orifícios pode ser espirrado o liquido descarbonizante; embora seja desnecessário... se tivesse que fazer uma limpeza mesmo na válvula, teria que usar ultra-som e a sujidade grossa a malha filtrante não deixa passar. Há controvérsias sobre a necessidade de limpar a válvula(também chamada de bico).
# Imagem

8°)Espirra-se o descarbonizante nas partes e pode-se ir limpando com um pincel ou pano de algodão de camiseta. Espirre nos furinhos, deixe agir um pouco de tempo, depois espirre novamente e vá limpando onde conseguir.
OBS:Tire o motor de passo com cuidado, veja antes o seu posicionamento. Espirre o liquido no embolo do motor, na ponta cônica e com cuidado limpe a carbonização sem virar para a direita ou esquerda. Faça isso com um pincel. Se for necessário troque o anel de ajuste na carcaça(vem no kit de reparos).
OBS 2:TOME O MÁXIMO CUIDADO PARA QUE O JATO REBATIDO NA PEÇA NÃO ESPIRRE NOS OLHOS PORQUE É UM DESENGRAXANTE PODEROSO... É IDEAL QUE USE LUVAS TIPO CIRÚRGICAS DESCARTÁVEIS PORQUE O DESENGRAXANTE AGE SOB A UNHA E CUTÍCULA, DEIXANDO DOLORIDO POR ALGUNS DIAS.
# Imagem
# Imagem

9°)Limpe o assento do TBI no coletor de admissão com o liquido descarbonizante, inclusive internamente na direção da borboleta, seque com um pano.

3)Mãos a Obra(MONTAGEM):

1°)Coloque a junta no corpo do TBI, una as partes, coloque os parafusos Torx e posicione-os para o aperto final... na bancada ou quando assentado no coletor de admissão.

2°)Verifique o posicionamento dos filtros no entorno da válvula injetora, veja se os anéis de silicone estão corretos e encaixe a válvula no receptáculo do TBI. É normal ter que fazer uma pressãozinha para o encaixe devido os anéis novos.

3°)Posicione a junta corretamente sobre o coletor de admissão. Coloque os parafusos compridos no TBI para servirem de guia para os 2 furos do coletor. Verifique mais uma vez a posição da junta e enrosque o parafuso posicionando para o aperto final.
# Imagem

4°)Com uma chave de boca 10 vá apertando um pouco por vez os parafusos fixando o TBI no coletor. A seguir, se deixou para apertar os parafusos Torx é hora de fazê-lo, também gradativamente e lembrando que precisarão ser retirados novamente no futuro. É ideal ter lavado antes os parafusos e lubrificá-los com WD.

5°)Coloque a linha de transmissão de combustível, certifique-se que o caninho não está torto ou será mastigado quando apertar a porca e poderá ocorrer vazamento.

6°)Encaixe a borrachinha que segura o fio da válvula na aba do TBI, ponha o anel sobre a aba e depois encaixe o conector da válvula certificando-se do travamento.

7°)Reencaixe o cabinho que abre a borboleta girando o volante conf. explicado anteriormente. Encaixe o conector no motor de passo. Verifique se os encaixes não estão oxidados (não devem estar, pois a borracha de silicone isola de umidade, mas...). Encaixe o conector no sensor da borboleta e verifique novamente se ficaram bem encaixados e travados.

8°)Encaixe as mangueirinhas conf. sua anotação. Posicione a carcaça do filtro de ar, conecte a mangueira no coletor de admissão. Encaixe o conector verde do sensor MAP. Encaixe a mangueirinha do sensor MAP (TBI< >Sensor) encaixe a mangueirinha na flauta de vácuo e confira tudo conf. a sua anotação.

*Tudo posicionado ligue a chave da ignição para encher a linha de combustível, Dê a partida e verifique se acendeu a luz de anomalia. Se acender desligue a chave e verifique os conectores elétricos e se não esqueceu algum sem ligar, ou alguma mangueirinha desligada ou invertida.*


Editado pela última vez por kdtprt em 18 Out 2009, 07:09, no total de 5 vez
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Re: Tutorial - Limpando a TBI
MensagemEnviado: 18 Out 2009, 03:49 
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Quando eu estiver com mais tempo eu crio outros post com uma perspectiva diferente,ou seja crio outro post com fotos diferentes e etc.:assobio:


Editado pela última vez por Patrick em 18 Out 2009, 03:52, num total de 1 vezes

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Re: Tutorial - Limpando a TBI
MensagemEnviado: 18 Out 2009, 07:09 
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mto bom tutorial, estará fixado como os outros ok.

editei as imagens

:positivo:

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Re: Tutorial - Limpando a TBI
MensagemEnviado: 18 Out 2009, 15:13 
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Data de registro: 09 Jun 2008, 00:39
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Citação:
mto bom tutorial, estará fixado como os outros ok.

editei as imagens

:positivo:

Blz :risada:


Editado pela última vez por Patrick em 18 Out 2009, 15:14, num total de 1 vezes

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Re: Tutorial - Limpando a TBI
MensagemEnviado: 23 Out 2009, 18:38 
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duvida: abri meu tbi e no meio das duas metades do tbi, junto com a junta, tem um calço branco, de "plastico" de uns 13 milímetros de altura, aumentando a câmara do tbi. nesse Calço, há um caninho pro GNV... agora q eu me liguei, heauseihaiuesha eh pro gnv.. eu tava vindo aki perguntar porque q tem akilo ehauseaoiseh

eu to rindo aki de mim mesmo.. kkkkk

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Re: Tutorial - Limpando a TBI
MensagemEnviado: 23 Out 2009, 19:00 
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Data de registro: 18 Ago 2009, 22:40
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agora dúvida importante!

tem um parafuso Torx que se vc apertar, a borboleta na posição fechada fica com uma certa folga. se vc abrir tudo, a borboleta fica 100%, se vc colocar contra a luz, vc nao enxerga nada!

qdo eu olhei, a borboleta tinha uma folga de meio milímetro. aí eu afrouxei o tal parafuso e agora ta fechando 100%. é o correto?

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Re: Tutorial - Limpando a TBI
MensagemEnviado: 23 Out 2009, 21:21 
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HELP! SÓ FALTA isso para eu montar o tbi de volta!!

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Re: Tutorial - Limpando a TBI
MensagemEnviado: 14 Nov 2009, 18:30 
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Muito baum !

Tava precisando de uma ajudinhaaa !!!

Ajudoou eo em muito esse Tutorial !

:aplausos: :aplausos: :aplausos: :aplausos: :aplausos: :aplausos: :aplausos: :aplausos:

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Re: Tutorial - Limpando a TBI
MensagemEnviado: 21 Nov 2009, 17:45 
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Help !!!

Acho que fiz besteira !!!

Tentei fazer a manuntenção do meo TBI maiz não du muito certooo !

Trokei sensor da posição da borboleta, atuador da marcha lenta, e uma coisinha que eo acho que não deveria mecher, o diafragma da lenta (acho que é esse o nome) !

Liguei ele e ele misturooo Alcool com Oléo !

:-() :-() :-() :-()

Ajudem eooo !

Tô com meoo Kadett paradinho agora !!!

:choro: :choro: :choro: :choro:

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Re: Tutorial - Limpando a TBI
MensagemEnviado: 21 Nov 2009, 18:17 
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Detalhe !!!

Sobro umas borrachinhas do Kit do TBI ???

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Re: Tutorial - Limpando a TBI
MensagemEnviado: 22 Nov 2009, 22:45 
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Data de registro: 11 Out 2009, 11:03
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Patrick escreveu:
Quando eu estiver com mais tempo eu crio outros post com uma perspectiva diferente,ou seja crio outro post com fotos diferentes e etc.:assobio:


Patrick meu Kadett ta estranho fica caindo o rpm...
ex: tipo eu to andando normalmente ai paro em um farol e ele fica oscilando a rotação parece até que vai morrer
já troquei o filtro de combustivel mais acho que deve ser sujeira no TBI

vc acha que possa ser isso???

ou seria algo pior?

vlw

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Re: Tutorial - Limpando a TBI
MensagemEnviado: 29 Nov 2009, 12:47 
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Semana que vem irei fazer um outro tópico de Limpeza da TBI com fotos diferentes e tals.


Editado pela última vez por Patrick em 29 Nov 2009, 13:43, num total de 1 vezes

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Re: Tutorial - Limpando a TBI
MensagemEnviado: 29 Nov 2009, 13:29 
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Data de registro: 09 Jun 2008, 00:39
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E ai Tiago B Boy,cara nunca ouvi falar desse diafragma da lenta :-() , daki a pouco chega o pessoal mais entendido de mecânica e te da uma luz,se você descobrir o houve não se esqueça de postar para nôs o que aconteceu. :disfarça:
Alias infelizmente não sobrou nem uma borracha do KIT da TBI,pois na embalagem vem as borrachas contadas,se tivesse sobrado alguma eu dava um jeito de te enviar.
Abraço.


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Re: Tutorial - Limpando a TBI
MensagemEnviado: 29 Nov 2009, 13:32 
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Data de registro: 09 Jun 2008, 00:39
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Localização: Pelotas - RS
Smaniotto escreveu:
Patrick escreveu:
Quando eu estiver com mais tempo eu crio outros post com uma perspectiva diferente,ou seja crio outro post com fotos diferentes e etc.:assobio:


Patrick meu Kadett ta estranho fica caindo o rpm...
ex: tipo eu to andando normalmente ai paro em um farol e ele fica oscilando a rotação parece até que vai morrer
já troquei o filtro de combustivel mais acho que deve ser sujeira no TBI

vc acha que possa ser isso???

ou seria algo pior?

vlw


E ai Smaniotto,cara pelos sintomas pode ser sujeira na TBI,mas também tem algumas coisas que podem causar esses sintomas entre elas estão: Atuador da marcha lenta,Sensor de velocidade,Sensor de posição de borboleta,CO² mal regulado ou sujeira no bico injetor,na minha opinião vale muito a pena você passar o seu carro no scanner ai você vai ter a certeza que quais dessas peças estão estragadas,é melhor do que você sair trocando um monte de peças e depois de gastar uma grana descobrir a peça que estava estragada.
Abraço.


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Re: Tutorial - Limpando a TBI
MensagemEnviado: 29 Nov 2009, 17:03 
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Data de registro: 09 Abr 2008, 20:28
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Vooo postar as fotos das borrachas que sobraram !

E desse tal diafragma da lenta !!!

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