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troca do rolamento da coluna de direção evitando trepidação
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MensagemEnviado: 22 Jun 2008, 22:28 
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Este tutorial foi feito por victor hugo de freitas, em homenagem ao usuario rodrigo biagi, que por educação dele, me pediu para que colocase um tutorial explicando como trocar o rolamento da coluna de direção.

Lembrando que o rolamento ja tinha sido trocado e o meu carro ja estava consertado.

Depois que o rodrigo biagi me pediu para que colocasse o tutorial explicando como se faz a troca, eu pensei um pouco: "desmontar tudo de novo e bater as fotos para ajudar um amigo kadetteiros poxa".

Mesmo assim não medi distância e fui desmontar o carro, batendo foto por foto, para postar aqui o tutorial. Espero que ajude bastante vocês todos kadetteiros.

Lembrando valorizem este site que, por ventura, já ajudou pra caramba muitos usuários que possuem Kadett, este sim é um belo site exclusivo para ajudar a nós todos.

Parabéns a todos que constroem este site :aplausos: .

Vamos ao que interessa, para aqueles que tem uma folga vertical no volante e quando passam por buracos, pedras e etc faz zuada batendo a barra de direção na coluna de direção e incomoda muito este barulho isto quer diser que:

Seu rolamento esta estourado ou gasto

Já este tutorial é exclusivo para retirar este rolamento e repor um novo sem nem uma burocracia. Também vou explicar como tirar chave de seta e limpador de parabrisa e chave que liga o carro.

Vocês vão precisar destas ferramentas
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Gente o martelo e o pino de aço pode e deve ser subistituido por uma chave saque que serve para retirar o volante, por que o volante é muito dificil de retirar do local, é muito duro para soltar da barra de direção.

Agora, para quem não tem, usa uma marreta e um pino de aço, puxando o volante para fora da barra de direção e batendo ao mesmo tempo no pino. O pino tem que esta encostado na barra de direção empurrando para dento quando for batido.

OBS: agora para não danificar a caixa de direção, não bata no pino se o volante não estiver sendo puxado para fora com muita força ok, cuidado para o volante não bater na cara de quem esta puxando :risada:

E também não bata na barra de direção diretamente com a marreta, porque vai danificar ela, por isto que tem que ter um pino para ele levar toda a po*** e não a barra de direção.

Lembrando que, para retirar um volante corretamente, tem que ser usado uma chave chamada de saque de volante, ela não precisa desse show para retirar um simples volante, com ela é rápido e prático. O metodo do pino e marreta é só um jeito diferente que fazemos quando não tem a chave saque de volante ok.

Vamos voltar ao assunto ferramenta:

chave saque de volante, chave torks, chave estrela, chave de fenta fina, chave de roda ( ou chave que der na sua porca da barra de direção ) e chave L 13.

No meu caso foi martelo, pino de aço, chave de fenda fina, chave de fenda grossa, chave L 13, chave de roda e chave torks.

Vamos lá... esta é a frente e retire a chave de buzina
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depois de retirar a chave da buzina, você encontra um eixo com uma porca e roela, tire a porca.

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depois de tirar a porca, retire seu volante com as mão, se não sair é normal ae você tem que usar a chave saque de volante, se não tiver a chave saque, vai ter que ser de outro jeito, na porrada, peça ajuda para que uma pessoa sente no banco e fique puxando o volante para o peito retirando o volante, ae você encosta o pino de aço na ponta da barra de direção e meta porrada no pino que o volante sai, agora bata com força e puxe, também, o volante com força também não deixe de puxar o volante não, sempre puxe o volante.

Depois de conseguir soltar o volante.

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soltando o volante você parte para retirar a parte de estética do carro, parte de plástico, retire com calma para não quebrar sua peça ok, para ajudar mexa na chave de seta e limpador de parabrisa, vejamos nas fotos os locais do parafusos.

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em baixo também tem parafuso ok, veja a foto no lado esquerdo e no direito.

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junto da chave também tem.

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retire as partes de plástico para chegar nas parte elétrica ok.

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chegando na parte elétrica do carro, você vai usar a chave torks para retirar o suporte de chave de seta e limpador de parabrisa, vejamos.

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retirando os parafusos, retire o suporte para depois tirar a chave que liga o painel e da partida no carro, lembrando que este tutorial serve também para as pessoas que queiram retirar a chave de seta ou limpador de parabrisa ou chave de partida do carro ok.

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depois de retirar o suporte que segura as chaves, se você quiser fazer alguma troca de chave de seta e limpador, sintasse avontade, a hora é esta, e também a chave de partida ok. vejamos a seguir.

apertando as duas travas da chave, você puxa e retira a chave sem dificuldade nenhuma, a mesma coisa para tirar o conector de fios ok. vejamos nas fotos.

apertando as travas
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puxando a chave
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a pertando as travas dos conectores dos fios

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puxando os conectores do fios
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agora, retirando a chave que liga o carro.
OBS: os dois parafusos que seguram a chave ok... folgue eles e puxe a peça, só isto.

OBS: o local do parafuso.
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o local dos dois parafusos já com a peça retirada

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puxe a peça e pronto, só falta a coluna da barra de direção, veja:

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agora vejamos o rolamento, neste caso o meu ja foi colocado um novo, este esta bom.

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agora vamos retirar a coluna da barra de direção, veja que ela tem 2 para fusos e uma porca.

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a onde pega uma porca e um parafuso

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e tem outro lá atrás, um parafuso tudo usando chave L 13

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retirando a porca e o parafuso

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agora já retirado, faltando só tirar o parafuso atrás

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depois de solto, puxe a coluna para fora para você ter acesso pra retirar seu rolamento ruim

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puxando a coluna da barra de direção

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agora, só olhar o rolamento e bater nele com um pino longo para ele sair

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depois de retirar o rolamento, você coloca outro novo numa prensa, se não tem prensa... use a imaginação... coloque o rolamento na coluna e bate nele para entrar... use alguma coisa sobre ele, para que ele não leve a porrada.

Pronto, agora você colocou seu rolamento por R$ 10,00, o preço do rolamento, só isto que muito mecânico cobra 50,00 para trocar esta peça de mão de obra fora o rolamento que voce tem que comprar.

Se for possível colocar este tutorial fixo eu agradeço :ooohhh: :positivo:

autor do tutorial victor hugo de freitas. todo direito autorais para todo mundo :risada: :risada: :risada: :risada:

a respeito ao sr Rodrigo Biagi.

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MensagemEnviado: 23 Jun 2008, 10:21 
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Fala Brother tudo certo?

O tutorial ficou show... muito bem explicado
muito obrigado mesmo
essa semana ja vou arrumar o meu

abraço

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MensagemEnviado: 23 Jun 2008, 11:14 
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aki no trampo as fotos tão bloqueadas ....


... :-(

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MensagemEnviado: 23 Jun 2008, 11:25 
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mas me diga quais os sintomas do carro pra constatar esse rolamento ruim ?

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MensagemEnviado: 23 Jun 2008, 12:18 
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victor hugo de freitas, OLOKO kra que trampo hein!! Tanto no serviço quanto no TUTO!! 8-O
Ainda mais que vc já havia consertado o seu, e refez a simulação só pra montar um tuto!! KRA sem palavras!! :aplausos: :ooohhh:

:positivo:

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... e dentre os 'KA' prefiro os com 'DETT'


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MensagemEnviado: 23 Jun 2008, 16:34 
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Pouts.. esse victor eh chei das carta nas manga hein :risada:

O cara tem tuto pra todo lado no fórum... e pra varia.... outro tuto muito bem explicado.... parabens cara ! :palmas:


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MensagemEnviado: 23 Jun 2008, 17:43 
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Parabéns cara!!
TUTOman detected....
:ooohhh:
Abraço.


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MensagemEnviado: 23 Jun 2008, 20:24 
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victor hugo de freitas, Blz!!!!

Sem comentários,

P A R A B E N S ! ! ! ! ! ! ! ! !

PERFEITO ESSE TUTO

:ooohhh: :ooohhh: :ooohhh: :ooohhh: :ooohhh:

Sds.

Cereta

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NÃO EXISTE BENEFICIO SEM SACRIFÍCIO E SÓ CHEGAM A VENCER OS QUE TÊM CORAGEM DE CONTINUAR!!!!!
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MensagemEnviado: 23 Jun 2008, 23:34 
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victor hugo de freitas, Car, nunca vi um tutorial tão bem feito>>>

Parabéns cara.....


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MensagemEnviado: 24 Jun 2008, 00:43 
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Sem palavras...muito bom o esquema...é isso ai parabéns... :aplausos: :aplausos: :aplausos:

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KADETT GL 2.0 GASOLINA 97/97


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MensagemEnviado: 24 Jun 2008, 19:28 
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Rodrigo Biagi escreveu:
Fala Brother tudo certo?

O tutorial ficou show... muito bem explicado
muito obrigado mesmo
essa semana ja vou arrumar o meu

abraço


denada cara deixa disso para um amigo kadetteiros não messo distancia!

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MensagemEnviado: 24 Jun 2008, 19:35 
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Data de registro: 16 Ago 2007, 07:40
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speed racer escreveu:
aki no trampo as fotos tão bloqueadas ....


... :-(


ja resolveu cara, atualisa o teu apertando o botão F5. se não resolvel voce tem que arrumar um codec do windows pode ser que teu windows esteja danificado ok

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MensagemEnviado: 24 Jun 2008, 19:39 
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number0101 escreveu:
mas me diga quais os sintomas do carro pra constatar esse rolamento ruim ?


vou te disser. o rolamento quando estava estourado cara era uma soada da po**** parecia uma casa de macumba batendo bumba uma trepidação do caramba era orrivel cara.

essa barra de aço ( barra de direção) ela vibra batendo encima e embaixo fasendo uma soadeira do caramba.

faz um teste coloca o teu celular em cima da estante na madeira e liga pra ele no vibra cau imagina a soada 10x maior com o carro feichado. o carro envelhece + 10anos compensa trocar o rolamento muita gente não sabe mais quando troca o carro fica um silencio só, pençando que é o painel mais na verdade é o rolamento, e outra coisa o rolamento do chevete é a mesma coisa da no mesmo 10,00 o rolamento

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MensagemEnviado: 24 Jun 2008, 23:19 
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quanto a barulhada hehehehe o painel do kadett é crítico. vc sentia alguma folga no volante ou trepidação? alguma coisa ale´m da barulhada ou o barulho do rolamento é fácil de identificar q vem do volante?

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MensagemEnviado: 25 Jun 2008, 08:57 
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Data de registro: 27 Mai 2007, 12:19
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E ae victor hugo de freitas, blz...

Prabéns pelo Tutorial, fiocu muito bom! :positivo: :aplausos: ... Já estou fixando ele!

OBS: Mais um TUTO-MAN DETECTED... hehehe

Abraço.


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