Todos os Horários estão como UTC - 3 horas

Criar novo tópico Responder Tópico  [ 79 Mensagens ]  Ir para a página 1, 2, 3, 4, 5, 6  Próximo

[Tutorial] Substituição do Radiador de Ar Quente do Kadett
Autor Mensagem
MensagemEnviado: 11 Nov 2008, 16:32 
Kadetteiro Residente
Kadetteiro Residente

Data de registro: 08 Ago 2006, 10:50
COMO SUBSTITUIR O RADIADOR DE AR QUENTE - KADETT/SLE 93
(tutorial desenvolvido por Nivaldo - "Niwas")

FERRAMENTAS:

Chave de Fenda tamanho média;
Chave Fhilips tamanho média;
Chave de Estria nº 10
Chave de Boca nº 07
Chave de Pito 07 e 06 (utilizei chave de pito “Made In-China, loja de R$ 1,99”).

1º PASSO:

Conseguir comprar o radiador, pois em lojas de autopeças somente por encomenda valor de R$ 260,00 (peça não original “paralelo”), isto no mês de SET/08, na concessionária GM nem por encomenda, pois já não constam em seus registros; Sendo orientado a procurar em desmanche; Não procurei, pois um radiador onde circula água em alta temperatura quando utilizado e dependendo do tempo que estiver parado, sem água, com certeza estará todo enferrujado, ocasionando possíveis vazamentos, pois no meu ponto de vista é trocar, “seis por meia dúzia”, inutilizaria o referido Ar Quente, unindo as mangueiras de água, que se localiza no compartimento do motor sob a caixa de direção (duas mangueiras que sai do motor e direcionando á lataria, onde as mesmas conectam no referido radiador);
Após varias pesquisas consegui em um aloja “oficina” de Ar Condicionado em São José dos Campos/SP, pagando uma bagatela de R$ 160,00, com mão de obra R$ 370,00, motivo pelo qual resolvi eu mesmo trocar.

2º PASSO:

Imagem

Desmontar a parte frontal do painel (tampa sob o cinzeiro) retirando com chave de fenda, pois é apenas encaixada;

3º PASSO:

Imagem

Imagem

Com a chave de estria 10, desparafusar os dois parafusos, localizado na parte inferior do cinzeiro;

4º PASSO:

Imagem

Imagem

Imagem

Com a chave de fenda retirar o acabamento que cobre os parafusos, com a chave fhilips retirar os 04 (quatros) parafusos;
Desencaixar a coifa da alavanca do cambio que é somente encaixada;
Retirar o console, (facilita sua retirada com os dois bancos posicionados totalmente para traz);

5º PASSO:

Imagem

Imagem

Retirar o Som, caso haja, retirar 02 (dois) parafusos de rosca soberba chave fhilips, retirar o porta luvas (sendo 02 (dois) parafusos chave estria 10,) localizado na parte inferior do porta-luvas (dobradiça) para que possa ter melhor acesso a caixa de ar. Esclareço que retirei o “porta treco” compartimento sobre o porta-luvas e sob o painel, sem necessidade pois achei que pudesse ter mais espaço para a retirada do “tal” radiador.

6º PASSO:

Imagem

Imagem

Soltar os cabos que acionam a distribuição e controle da entrada de ar quente, esclarecendo que são 03 (três) e se desencaixam sobre um movimento rotatório; Desconectar as lâmpadas, terminais do isqueiro e controle de velocidade do ventilador;

7º PASSO:

Imagem

Imagem

Com a chave de boca 07, soltar 02 (dois) parafusos de rosca soberba que se encontra um de cada lado (meio que escondido entre o carpete e a caixa de ar);

8º PASSO:

Imagem

Imagem

Com a chave de pito 07, soltar 02 (dois) parafusos de rosca soberba seno um de cada lado.

9º PASSO:

Imagem

Imagem

Com a chave de fenda retire a tampa onde protege e distribui a ventilação tanto do ar quente quanto a do ventilador.

10º PASSO:

Imagem

Imagem

Com a chave de fenda retire a outra tampa que controla a distribuição do ar quente;

11º PASSO:

Imagem

Imagem

Com a chave de pito 06 soltar 01 (um) para fuso de rosca soberba que prendo o radiador;

12º PASSO:

No compartimento do motor acesso através do capô, soltar a abraçadeira do radiador de água localizado frente do veiculo, próximo da bateria e do farol do lado direito, esvaziando o radiador (para tenha pouca água quando soltar as abraçadeiras no próximo passo).

13º PASSO;

Localizando as mangueiras de água, que se localiza no compartimento do motor sob a caixa de direção (duas mangueiras que sai do motor e direcionando á lataria, onde as mesmas conectam no referido radiador), como a direção do meu Kadett é hidráulica, somente consegui soltar as 02 (duas) abraçadeiras entrando de baixo do mesmo, após colocá-lo sobre um cavalete. Obs.: Certifique que o veiculo esteja bem seguro para que possa entrar sob ele, primando pela sua própria segurança.

14º PASSO:

Imagem

Imagem

Depois de solta as abraçadeiras e desconectar as mangueiras, desencaixe o radiador substituindo por um novo.

!5º PASSO:

Para a montagem é só executar os passos no processo inverso.

14OUT08
Nivaldo.

TODOS OS CRÉDITOS PARA O NIVALDO (Niwas)

Editado pela última vez por roberto em 19 Nov 2008, 18:53, no total de 11 vez

Re: [Tutorial] Substituição do Radiador de Ar Quente do Kadett
MensagemEnviado: 11 Nov 2008, 20:22 
Membro Veterano
Membro Veterano

Data de registro: 24 Jul 2008, 12:37
showwww :positivo: :positivo: :positivo: :positivo: ma uma dúvida quando devo substituir :blink: :blink: :blink:

MensagemEnviado: 12 Nov 2008, 08:25 
Membro Nato
Membro Nato

Data de registro: 08 Ago 2006, 13:37
SENSACIONAL!!!!!!! :positivo: :positivo: :positivo: :positivo: :positivo: :positivo:

já vou imprimir uma cópia...
projeto futuro.... :legal: :legal:

Parabens!!!! :aplausos: :aplausos: :aplausos: :aplausos: :aplausos:

MensagemEnviado: 12 Nov 2008, 08:28 
Membro Nato
Membro Nato

Dúvida: será que aquelas lojas que mexem com radiadores nao conseguem recuperar o radiador antigo???? :-()

MensagemEnviado: 12 Nov 2008, 11:19 
Membro Sênior
Membro Sênior

Data de registro: 13 Set 2008, 16:56
parabens, mas as fotos ficaram fracas em...faltou qualidade, vou ver se consigo esse bendito radiador...eu achei ele por 50 em desmanche mas agora sei q eh trocar 6 por meia duzia...

MensagemEnviado: 12 Nov 2008, 16:26 
Membro Sênior
Membro Sênior

Data de registro: 24 Out 2007, 11:53
Outro dia meu pai foi nessas oficinas que consertam radiador e o cara disse p/ ele que se for p/ trocar as colmeias desse radiador do ar quente fica em menos de R$100, eu vou levar o meu la semana que vem. Depois de pronto eu falo p/ vcs como ficou.

MensagemEnviado: 12 Nov 2008, 16:55 
Kadetteiro Residente
Kadetteiro Residente

Pedrinho escreveu:
parabens, mas as fotos ficaram fracas em...faltou qualidade...

Eae Pedrinho, blz?!
Então, eu só postei o tuto e readequei o tamanho das fotos para o Niwas.
Vc manja dar uns tratos nas fotos?? Se souber e puder fazer, depois me envie que eu as troco e hospedo novamente!
:positivo:

MensagemEnviado: 14 Nov 2008, 09:08 
Membro Nato
Membro Nato

Data de registro: 07 Jul 2008, 21:16
caraca muito show esse tuto parabens a todos valeu mesmo :ooohhh: :ooohhh:

MensagemEnviado: 14 Nov 2008, 09:09 
Membro Sênior
Membro Sênior

Data de registro: 13 Set 2008, 16:56
fala Kandisko!
cara se as fotos originais estao mt grandes pra postar no tuto eu posso dar um jeitinho pra elas ficarem blz com um tamanho bom e com uma qualidade razoavel...se for isso manda as fotos pra min q eu do um trato e te passo o link delas ja hospedado...blz? vo mandar MP pra vc com meu email.
abraço!

MensagemEnviado: 14 Nov 2008, 15:40 
Membro Pleno
Membro Pleno

Data de registro: 04 Set 2007, 10:16
:palmas: :aplausos: :ooohhh: PARABÉNS SHOW DE BOLA!!! preciso fazer isso no meu...mas tenho uma duvida pq o meu nao tem uma alavanca q regula o ar de frio para quente sabe aquela q sobe e desce então se mais alguem tem a msm duvida e alguem puder resolver agradeço

MensagemEnviado: 14 Nov 2008, 16:35 
Kadetteiro Residente
Kadetteiro Residente

Oww Rick, mas seu carro tem mesmo ar quente??
Note que esses botões de alavancas deslizantes são nos carros SEM A/C .
Nos carros COM A/C (original) os botões são 2 redondos, e o ajuste de temperatura do ar é o de baixo, abaixo do de posições do A/C.
Qual é o seu??
Estranho seu carro ter ar quente e não ter o ajuste... :blink: Confirma ae! :-()

MensagemEnviado: 15 Nov 2008, 08:58 
Membro Junior
Membro Junior

Data de registro: 08 Set 2008, 10:38
Fala Rick, Blz...

Complementando a colocação do Kandisko, vamos partir do principio que:

1. Seu Kdtão Modelo SL/E mas não tem ar Condicionado e nem ar quente:

1.1. Deverá possui apenas 02 (duas) alavancas deslissantes para direcionar o ar através do ventilador (ventilação com temperatura ambiente), direcionando para o para-brisa, saída frontal e laterais do painel e para os pés.

2. Seu Kdtão Modelo SL/E não tem ar Condicionado e possui ar quente:

2.1. deverá possui 03 (três) alavancas deslissantes:

2.1.1. Sendo o primeiro, da esquerda para diretita, deslisando o para cima vc terá ar quente (isto é quando o veiculo estiver em funcionamento, pois para o quecimento do ar é necessário que a agua do radiador esteja em temperatura elevada) ocorrendo assim o deslocamento do ar entre o radiador possibilitando seu aquecimento; E para baixo vc terá o ar natural (temperatura ambiente);

2.1.2 O segundo da esquerda para a direita alavanca superior e inferior, vc terá o controle de distribuição do ar quente ou o ar em temp ambiente; (conf item 1.1. acima)

3. Seu Kdtão Modelo SL/E tem ar Condicionado e possui ar quente:

3.1. Deverá possui dois botões giratórios, sendo um para controlar o ar quente ou o ar condicionado; E o outro para controlar sua distrubuições e acionamento do ar condicionado, (se não me falha a memória!!!|)

Seguem as experiencias que tive com meu GSI e atualmente meu SL/E

abraço!!

MensagemEnviado: 20 Nov 2008, 19:09 
Membro Pleno
Membro Pleno

Data de registro: 04 Set 2007, 10:16
perfeita explicação niwas show de bola entao é o seguinte o meu modelo então deve ser a primeira opção ele tem do painel desenhado e tal mais nao tem a terceira alavanca q sobe do frio para o quente....

MensagemEnviado: 21 Nov 2008, 14:07 
Membro Nato
Membro Nato

Data de registro: 07 Jul 2008, 21:16
NIWAS valeu pelo tuto desmontei o meu e vi que estava com um pequeno vasamento nao achei em lugar nenhum porque o que tem ar e diferente do que nao tem achei no mercado livre o radiador do sem ar esta de graça 30 reais isso mesmo 30 reais peça nova quem quiser e so dar uma olhada no mercado livre resolvi isolar o meu porque nao gosto de consertar esse tipo de coisa quando chega a furar e que deve estar muito fino por dentro e nao adianta reparar ira vasar logo logo novamente na concessionaria eles ate arrumam so que 700 reais e so por encomenda ai eu acho que nao vale a pena eu nunca usei o meu bom espero que dei uma ajuda a quem queira conserta o ar quente o cara falou que tem 20 peças todos do sem ar condicionado valeu :legal:

MensagemEnviado: 21 Nov 2008, 16:11 
Membro Nato
Membro Nato

mas ae não serve para quem tem A/C neh.... :-( :-(

Criar novo tópico Responder Tópico  [ 79 Mensagens ]  Ir para a página 1, 2, 3, 4, 5, 6  Próximo

Todos os Horários estão como UTC - 3 horas