Todos os Horários estão como UTC - 3 horas

Criar novo tópico Responder Tópico  [ 23 Mensagens ]  Ir para a página Anterior  1, 2

Re: [TUTORIAL] Freios a disco tras. Vectra B no Monza / Kadett
Autor Mensagem
MensagemEnviado: 07 Set 2015, 23:44 
Membro Master
Membro Master

Data de registro: 22 Dez 2010, 10:04
Aproveitando o seu tópico, Leo, vou acrescentar algumas fotos que tirei para demonstrar o processo para quem quiser fazer no Kadett.

Eu tenho 3 Kadetts, sendo 2 GLS 98 e um GLS 97. Inicialmente, iria fazer o processo em um dos 98 mas acabei optando pelo 97 (que está com apenas 80.000 Km originais).

Em função dessa mudança, percebi que os eixos dos 98 são diferentes dos anteriores no que diz respeito ao tamanho do furo onde se encaixa a ponta de eixo. O eixo traseiro dos 98 possui furação com diâmetro semelhante a dos Vectras, enquanto os demais tem furação menor (tal como a do Monza descrito nesse tópico). Dessa forma, passei o eixo de um dos 98 para o 97 para não ter que efetuar cortes. As figuras abaixo apresentam essas diferenças.

Eixo traseiro do GLS 98

Imagem

Eixo traseiro do GLS 97

Imagem

Ponta de eixo do Vectra

Imagem

Imagem

Ponta de eixo do Vectra sendo acoplada ao eixo traseiro do GLS 98

(obs.: ela adentra até o fim, apesar de eu não ter dado enfoque nisso)
Imagem

Ponta de eixo do Vectra sendo acoplada ao eixo traseiro do GLS 97

Imagem

Como podemos perceber, a ponta de eixo do Vectra não adentra totalmente o eixo do GLS 97 (e modelos anteriores) como acontece no GLS 98. Com isso, continuei o projeto transferindo o eixo do 98 para o 97, como mencionado anteriormente.

Para os que não possuam o eixo de um 98, a solução seria usar a ponta de eixo do próprio Kadett, como mostrado a seguir.

Ponta de eixo do Kadett sendo acoplada ao eixo traseiro do GLS 97

Imagem

Imagem

Quanto ao cabo do freio de mão, utilizei o do próprio Kadett. Apesar disso, fui obrigado a fazer dois suportes para que encontrar a curvatura correta, de modo que o cabo não ficasse estrangulado. As figuras abaixo demostram esse suporte, o qual foi feito usando o próprio suporte presente no Vectra.

Suporte para o cabo do freio de mão

Imagem

Imagem

Imagem

Por fim, aproveitei e instalei tambem o conjunto de freios dianteiros do Vectra GLS. O resultado foi o seguinte:

Conjunto de freios a disco traseiro do Vectra instalado

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Conjunto de freios a disco dianteiro do Vectra instalado

Imagem

(obs.: Utilizei os flexíveis dianteiros e trazeiros do próprio Vectra. Aqui fiz uma adaptação do suporte que prende, no Vectra, os flexiveis dianteiros. Na torre do Kadett existia um furo, no qual abri rosca M6 e prendi a peça do Vectra)
Imagem

Imagem

Grande abraço a todos,

Pedro Rosa.

Leds no console: (X)
Luz de cortesia branca: (X)
Positron Exact G2: (X)
Lanterna de Leds na mala e capô: ( )
Amortecedores de Vectra no capô: ( )

MensagemEnviado: 08 Set 2015, 09:12 
Membro Master
Membro Master

Data de registro: 10 Dez 2007, 20:56
Pedro, muito bem observado e detalhado essa informação! Realmente, com o eixo do GLS98 é mais tranquilo, e,gostei do suporte utilizado para o cabo original do Kadett.
Pergunta, você já andou no carro? Não era bom ter dado uma retífica nesses discos?

Outra coisa, vou copiar sua informação para o tópico no Monzeiros.com.
tudo bem?

MensagemEnviado: 08 Set 2015, 10:13 
Membro Master
Membro Master

Leocastro escreveu:
Pedro, muito bem observado e detalhado essa informação! Realmente, com o eixo do GLS98 é mais tranquilo, e,gostei do suporte utilizado para o cabo original do Kadett.
Pergunta, você já andou no carro? Não era bom ter dado uma retífica nesses discos?

Outra coisa, vou copiar sua informação para o tópico no Monzeiros.com.
tudo bem?

Manda bala la no Monzeiros, Leo.

Os discos não estão empenados ou danificados. O único pecado foi que o conjunto foi retirado de um carro que ficou no tempo. Com isso, enferrujaram um pouco.

Apesar disso, a área onde as pastilhas encostam já está totalmente limpo. O acionar dos freios já "comeu" a ferrugem e ja senti uma diferença brutal na resposta. Talvez se eu trocar o hidrovácuo e o cilindro mestre a resposta fique igual ao dos Palios (que só de olhar para o freio ele já responde).

Pelo que sondei sobre esse eixo do GLS 98, ele tem as mesmas especificações do Vectra e é plug 'n play para instalar o ABS do Vectra.

MensagemEnviado: 08 Set 2015, 10:37 
Membro Master
Membro Master

Valeu Pedro! Já mandei lá no monzeiros!
Então, quer melhorar mesmo a eficiência, triscou o pé freiou? Regule o curso do pedal! Regulei o do Monza este fim de semana e, valeu a pena! o curso fica bem pequeno.
Agora, trocando o hidrovácuo creio que melhoraria! Ouvi relatos que o hidrovácuo da D20 é parecido. Mas, nunca vi quem colocou.

MensagemEnviado: 08 Set 2015, 11:25 
Membro Master
Membro Master

Leocastro escreveu:
Valeu Pedro! Já mandei lá no monzeiros!
Então, quer melhorar mesmo a eficiência, triscou o pé freiou? Regule o curso do pedal! Regulei o do Monza este fim de semana e, valeu a pena! o curso fica bem pequeno.
Agora, trocando o hidrovácuo creio que melhoraria! Ouvi relatos que o hidrovácuo da D20 é parecido. Mas, nunca vi quem colocou.

Bom saber disso, meu nobre. Vou providenciar isso para o final de semana.

Valeu pela dica. Leo.

Abração.

MensagemEnviado: 08 Set 2015, 13:13 
Membro Master
Membro Master

Você faz essa regulagem no pedal do freio, no acionamento dele, tem um tirante apertado com uma porca no adaptador que sai dele para o pedal. Basta girar o sentido no sentido horário que você diminui o curso do pedal de freio, girando no sentido anti horário, você aumenta o curso do pedal.

MensagemEnviado: 13 Jan 2016, 19:30 
Membro Veterano
Membro Veterano

Data de registro: 29 Mai 2010, 20:16
Depois de ficar por mais de um ano parado, meu Dettão vai passar por uma reforma geral e vai ter o motor refeito. (Ele ficou parado pois bateu uma biela) Agora vai se tornar 2.0. Retífica feita, agora só falta a montagem.
Próximo passo será a compra e a instalação de um freio a disco destes.
Show pela dica

( )Colocação de freio a Disco Traseiro
[b]Kadett Lite 1.8 EFI[/b]
[imghttp://imagizer.imageshack.us/v2/150x100q90/903/SGC5QT.jpg][/img]

MensagemEnviado: 12 Ago 2020, 11:01 
Membro Junior
Membro Junior

Data de registro: 23 Jan 2017, 18:09
Fala rapazeada, blz?

Mesmo estando tudo parado por aqui no fórum, venho aqui dizer que fiz a instalação do freio a disco traseiro dos Astra de 270mm. Isso já faz alguns meses.
Inicialmente, tudo parece plug n play, mas...existem pontos a se considerar.

- A placa que segura a pinça de freio e funciona como defletor do disco é mais espessa que o prato do tambor na região do cubo de roda, isso faz com que a bitola do eixo traseiro fiquei ligeiramente mais larga. No meu caso, já foi o suficiente pra fazer com que o pneu traseiro direito do meu Kadett começasse a pegar na lateral interna. Fiz um desbaste com lixadeira e retoque com spray. Uso rodas aro 15 e pneu 195/50;
- Foi necessário fazer suportes pro cabo do freio de mão. Utilizei uns de Vectra, porém precisei fechar mais o furo por onde passa o cabo do freio de mão e furar o eixo traseiro;
- Mesmo meu Kadett sendo um GLS 98, o eixo traseiro não tem espaço suficiente pra permitir que a alavanca do freio de mão que vai na placa do freio traseiro se movimente para acionar as sapatas, fazendo com elas limitem o movimento, encostando no eixo. Sendo assim, é necessário abrir um rasgo no eixo pra poder permitir o movimento completo. Isso eu ainda não fiz e estou sem freio de mão até o momento;
- Depois que fiz o upgrade de freios no meu carro, percebi o pedal macio demais, muito mole pra ser sincero. Cheguei a troca o cilindro mestre, por achar que estaria havendo perda pressão, já que não há vazamento no resto do sistema. Percebi também que ele passou a travar as quatro rodas. Foi aí então que começou uma batalha pra encontrar válvulas de freio que limitassem mais a pressão para as rodas traseiras, e por fim consegui um par de válvulas de 15 bar que serviram, que aparentemente solucionou o travamento das rodas traseiras. Porém, a "maciez" excessiva do pedal ainda me incomoda demais. Ao meu ver, não passa sensação de segurança. Ao menos para mim;

Fora esse pormenores, e agora que já está tudo, ou quase tudo desmistificado, é uma adaptação não tanto plug n play, mas dá pra pôr para funcionar. Tem que ter paciência e disposição.
Já ia esquecendo de comentar, na dianteira uso pinças e discos de Vectra CD 57/25 - 280mm, esses sim são plug n play, mas tem que usar os parafusos das pinças do Vectra.
Plug n play se vc considerar a troca das rodas, se usar menor que aro 15.

Abraços a todos e fico a disposição pra quem tiver dúvidas.

Valeu! :positivo:

Criar novo tópico Responder Tópico  [ 23 Mensagens ]  Ir para a página Anterior  1, 2

Todos os Horários estão como UTC - 3 horas