Todos os Horários estão como UTC - 3 horas

Criar novo tópico Responder Tópico  [ 75 Mensagens ]  Ir para a página 1, 2, 3, 4, 5  Próximo

Limpando o motor de passo(regulador da lenta)
Autor Mensagem
MensagemEnviado: 25 Jul 2007, 09:31 
Visitante
Visitante
Retira-se a presilha e solta-se o plug/conector.

Os dois parafusos estarão à mostra, do lado do filtro. Basta soltá-los com a chave Torkys e retirar o regulador.

Observem que se nunca foi removido, haverá uma junta que deverá estar bem ressecada! Se estragar essa junta, não se preocupem, pois quando da reinstalação do regulador, basta usar "cola de junta" e vedar a peça no corpo da TBI, sem problemas!

Imagem

Regulador já removido.
Observem o resultado da tentativa de abrir o regulador(em vermelho)!

Agora, como não há muita coisa a fazer devido a esta peça ser quase blindada(observem a presilha-pino), basta encher os orifícios mostrados e deixar por alguns minutos, até dissolver ou soltar as impurezas. Repete-se o processo de limpeza e observa-se a coloração do líquido inserido.

Imagem

Aqui, é mostrado o percurso que o ar faz, passando pelos orifícios(onde será injetado o líquido de limpeza) no corpo da TBI, de cima da borboleta para a parte inferior da mesma. Vejam a peça metálica no interior do regulador. É esta peça que fecha/abre, controlando a passagem do ar. Com a sujeira, pode travar aleatoriamente e gerar instabilidade na marcha lenta!

Imagem

Nesta imagem, pode-se observar a trava metálica.
Após deixar escorrer o excesso de líquido, basta chacoalhar(balançar com a mão), forçando a secagem do interior. Pode-se ouvir um som de partes móveis no interior do regulador.

Pronto, após uma limpeza e inspeção final, reinstala-se o regulador no local, conecta-se o plug/conector, a mangueira do filtro e o serviço tá pronto!

MensagemEnviado: 27 Jul 2007, 00:25 
Visitante
Visitante
Boa dica ,só nao deixem de molho em solvente forte que pode penetrar nos O'rings e queimar o motor .Para quem é mais preguiçoso, tem um jeito alternativo de limpar :tire a mangueira do filtro de ar , ligue o motor e vá jogando spray descarbonizante no furo do motor de passo, é na lateral direita da borboleta, o carro tenta morrer e aí voce acelera com a mao, faça isso por uns cinco minutos que limpa.Tambem nao esqueçam de limpar o sensor MAP e as mangueiras do respiro do cabeçote .

MensagemEnviado: 29 Jul 2007, 11:34 
Kadetteiro Residente
Kadetteiro Residente

Data de registro: 27 Mai 2007, 12:19
Boas dicas Traffic e RicdelMoro.

Abraço.

MensagemEnviado: 02 Ago 2007, 13:52 
Membro Veterano
Membro Veterano

Data de registro: 10 Ago 2006, 08:21
Muito útil...

Parabéns

MensagemEnviado: 07 Ago 2007, 22:35 
Visitante
Visitante
bha! to precisando limpar o meu, valeu pelo tuto.

MensagemEnviado: 31 Ago 2007, 07:15 
Membro Junior
Membro Junior

Data de registro: 16 Ago 2006, 12:36
eu faço isso anualmente, so tenham cuidado para o descarbonizante nao ir para o compartimento do motor eletrico dessa peça, o que eu faço é usar o descarbonizante pra tirar toda a carbonizaçao (claro) e depois usar um pouco de limpa contato eletrico lá dentro pra limpar o motor eletrico. e nao montem sem a junta, eu uso silicone para vedar, se ficar mal vedado, vai entrar ar e a peça nao vai funcionar corretamente.

Motor de passo
MensagemEnviado: 02 Set 2007, 19:52 
Membro Nato
Membro Nato

Data de registro: 25 Ago 2007, 01:05
O que é que eu passo para limpar? Onde fica exatemente esse regulador da lenta? É uma peça preta de plástico que fica aparafusada fora do corpo da borboleta (TBI)?
No meu caso é um GSI

MensagemEnviado: 03 Set 2007, 12:16 
Membro Pleno
Membro Pleno

Data de registro: 31 Ago 2007, 11:57
Fiz essa limpeza no sábado. Kadetao ficou bem melhor, tava oscilando muito. Porem no meu caso tenho que troca-lo, pois essa peça metalica que fica no interior nao está fechando por completo.

Motor de passo
MensagemEnviado: 21 Set 2007, 16:38 
Visitante
Visitante
Essa peça metálica precisa fechar até o final?? O meu não está fechando até o final e a marcha lenta na gasolina está muito alta mesmo. Preciso comprar outra peça? Vcs tem idéia de quanto é?
Um forte abraço a vcs.

MensagemEnviado: 22 Set 2007, 19:17 
Membro Pleno
Membro Pleno

Data de registro: 31 Ago 2007, 11:57
Nao tenho certeza, mas acredito que tenha que fechar sim!
Vou numa loja de auto peças e vou ver a nova como é e postarei aqui se é fechada por completo ou nao.
Abraço.

O meu carburado tem esse problema....
MensagemEnviado: 06 Jun 2008, 21:41 
Visitante
Visitante
O meu 89/90 carburado tem esse problema de oscilação. Já levei a um mecânico para limpar o carburador e ele disse que isso é normal... Será mesmo?... :-()

MensagemEnviado: 06 Jun 2008, 21:54 
Membro Master
Membro Master

Data de registro: 16 Ago 2007, 07:40
RicdelMoro escreveu:
Boa dica ,só nao deixem de molho em solvente forte que pode penetrar nos O'rings e queimar o motor .Para quem é mais preguiçoso, tem um jeito alternativo de limpar :tire a mangueira do filtro de ar , ligue o motor e vá jogando spray descarbonizante no furo do motor de passo, é na lateral direita da borboleta, o carro tenta morrer e aí voce acelera com a mao, faça isso por uns cinco minutos que limpa.Tambem nao esqueçam de limpar o sensor MAP e as mangueiras do respiro do cabeçote .

ei meu carro é efi ele tava com muita instabilidade sençor de posição de borboleta tava dando 9 depois troquei, ficou 80% bom so que o carro esta com alguma instabilidade e tambem morre, agora so morre quando estou em rotação andando com ele deicho em ponto morto ele morre da uma raiva.

pergunta limpa tambem o sençor map se limpa o sençor map me informa como por que eu não sabia que limpava não.
e outra coisa as fotos estão pequenas

MensagemEnviado: 06 Jun 2008, 23:26 
Kadetteiro Residente
Kadetteiro Residente

Data de registro: 06 Nov 2006, 07:14
Ótimas dicas para toda a galera em !!!! :aplausos: :palmas: :positivo:

MensagemEnviado: 06 Jun 2008, 23:58 
Kadetteiro Residente
Kadetteiro Residente

Data de registro: 17 Abr 2007, 01:20
Lincoln, carburado não é normal oscilar nao...

Imagem

MensagemEnviado: 07 Jun 2008, 21:21 
Visitante
Visitante
Então me ferrei...

Criar novo tópico Responder Tópico  [ 75 Mensagens ]  Ir para a página 1, 2, 3, 4, 5  Próximo

Todos os Horários estão como UTC - 3 horas