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Tutorial - Conversão Carburador 2E de Gasolina para Álcool
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MensagemEnviado: 07 Jan 2008, 12:19 
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TUTORIAL PARA CONVERSÃO DO CARBURADOR BROSOL 2E A GASOLINA PARA ÁLCOOL

Para todos aqueles possuidores do carburador Brosol 2E instalados em seus automóveis (no caso em questão um Kadett GS 91 a gasolina), eis um guia ilustrado de como convertê-lo de gasolina para álcool sem maiores alterações no motor do veículo.
• Já possuir ou adquirir um Kadett. (Indispensável)
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• Levantar o capô. (Muito importante)
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• Identificar no cofre do motor, o filtro de ar. No filtro de ar, identificar e retirar os parafusos especiais do filtro e desconectar a mangueira de respiro do motor.
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1) Parafusos Especiais
2) Mangueira de Respiro do motor


• Retirado o filtro de ar, identificar o carburador e desconectar as seguintes mangueiras:
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3) Mangueira do Canister
4) Mangueira de vácuo do distribuidor
5) Mangueira de vácuo do kicker do ar condicionado
6) Mangueira de retorno de combustível
7) Mangueira de entrada de combustível
8) Mangueira de alimentação do carburador
9) Cabo do afogador manual
10) Cabo do acelerador
11) Mangueira de vácuo do vacuômetro / econômetro


• Retirar as porcas que prendem o carburador ao coletor de admissão c/ uma chave 10. Depois dessas porcas soltas, retira-se o carburador do coletor de admissão.
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12) Porcas sextavadas
• Fora do cofre do motor, para abrir a tampa do carburador basta retirar os 5 parafusos tipo Fenda(no buraco central vai um parafuso), localizados nas extremidades da tampa e ela se abre facilmente. Retirar o duto de vapores para facilitar a troca de peças.
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13) Parafuso da tampa do carburador (Tipo fenda)
14) Duto de vapores (tubo plástico)


• Com o carburador fora do motor do veículo, drenar o combustível do mesmo e então realizar a troca da válvula de máxima e da bomba de injeção.
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15) Válvula de máxima
16) Bomba de injeção / aceleração

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• Montar nessa seqüência no corpo do carburador:
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17) Junta da válvula
18) Corpo da válvula
19) Mola de compressão
20) Tampa da válvula
21) Parafusos (tipo fenda) da válvula


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• Montar nessa seqüência no corpo do carburador:
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22) Bico da bomba de injeção (borracha vermelha)
23) Flange da mola
24) Mola de compressão
25) Diafragma do injetor (observar o encaixe)
26) Tampa da bomba de injeção com 4 parafusos


• Efetuadas as trocas das peças externas, retira-se a tampa do carburador para efetuar a troca das peças internas.
• No corpo do carburador, internamente a única peça a ser substituída será o Injetor. Retirar essa peça com um alicate. É apenas encaixado, e puxando suavemente mas com força, ele facilmente sai.
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27) Injetor
• Na tampa do carburador serão substituídas as seguintes peças:
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28) Válvula da agulha (rosqueada)
29) Bóia
30) Gicleur do 1º estágio
31) Gicleur do 2º estágio
32) Gicleur de máxima (rosqueado)
33) Misturador do 1º estágio (embaixo do tubo) - encaixado
34) Misturador do 2º estágio – encaixado

Obs.: Normalmente os gicleurs ficam sob um filtro semelhante a uma peneira (conhecida por camisinha) e basta retira-la com as mãos para a substituição dos mesmos. Para a substituição dos misturadores do 1º e 2º estágios deve-se retirar cada gicleur e, com um prego que entre no orifício, bater suavemente empurrando cada misturador para fora com facilidade. E para encaixá-los, apenas bater levemente em cada um, mas do lado de cima da tampa. O Gicleur de máxima não deve ser enroscado até o final... deixa-se aberto pelo menos 1/2 volta do fim caso contrário prejudica a regulagem da marcha lenta.

• Após essas substituições realizadas, colocar a junta do carburador de volta.
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• Fechar novamente o carburador e coloca-lo de volta no lugar.
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• Ligar todas as mangueiras de vácuo, mangueiras de combustível e cabos de comando.
• Dar a partida e esperar o veículo dar sinal de ignição. Pode demorar um pouco pois a bomba irá puxar combustível desde o tanque até encher a cuba do carburador e só então começar a injetar no motor. Umas duas ou três tentativas longas já devem bastar para o motor entrar em funcionamento. Funcionando... provavelmente não irá segurar marcha lenta... é aconselhável esquentar o carro até o ventilador do radiador disparar para, só a partir daí executar a regulagem do ponto, da marcha lenta e do CO.

Regulagem do ponto, marcha lenta e CO.
Procedimento:

1) Verificar a ordem de ignição correta 1-3-4-2; sendo que o pistão 1 é o mais próximo da correia dentada; e o pistão 4 o mais próximo ao distribuidor.
2) Na borda do distribuidor, retirando a tampa dá para enxergar um pequeno risco. Esse risco marca o ponto correto. Na tampa do distribuidor, o terminal que ficar alinhado com esse risco é onde vai o cabo da vela do pistão 1 e assim sucessivamente, em sentido anti-horário (seguir a seta que indica a direção de rotação do eixo).
3) Depois de verificada a ordem de ignição correta, ligar o motor e aquecer até que ligue a ventoinha (melhor ainda se der uma volta com o carro);
4) ajustar a rotação de marcha lenta entre 850 a 950 rpm;
5) desconectar a mangueira do avanço a vácuo, afrouxar os 02 parafusos do distribuidor com uma chave 13 e ajustar o ponto de ignição em 10° APMS (8° APMS no caso do motor 2.0) e reconecte a mangueira;
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6) Com o carro funcionando, vai movimentando o distribuidor pra frente ou pra trás e vc perceberá que a rotação do motor vai alterando... Pra frente - acelera, pra trás - desacelera.; de modo a corrigir a marcha lenta. Quando o motor estiver girando redondo, só apertar os parafusos e pronto !
7) ajustar novamente a rotação de marcha lenta para 850 a 950 rpm;
8) regular o parafuso de mistura até atíngir o % de CO entre 1,0 a 2,0% para o motor 1.8 ou até 4% para o motor 2.0;
9) refazer a regulagem de rotação da marcha lenta e, também, da mistura até atingir os índices indicados.
10) refazer a regulagem do atuador da marcha lenta (no caso de veiculo com ar condicionado) com o ar ligado.

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Lista de Peças p/ Kadett com carburador 2E a álcool (1.8 e 2.0)

Parte integrante do Jogo completo de reparos p/ carburador 2E:
Válvula de máxima
Bomba de injeção / aceleração
Junta da válvula
Corpo da válvula
Mola de compressão
Tampa da válvula
Parafusos (tipo fenda) da válvula
Bico da bomba de injeção (borracha vermelha)
Flange da mola
Mola de compressão
Diafragma da bomba de injeção (observar o encaixe)
Tampa da bomba de injeção com 4 parafusos
Junta do carburador


Peças compradas separadas em loja especializada em carburação e injeção:

Injetor (1.8 => 60 / 2.0 => 55)
Válvula da agulha (1.8 => 2.5 / 2.0 => 2.5)
Bóia (1.8 => 8.6 / 2.0 => 8.6)
Gicleur do 1º estágio (1.8 => 127 / 2.0 => 140)
Gicleur do 2º estágio (1.8 => 162 / 2.0 => 167)
Gicleur de marcha lenta (ambos 140/100)
Misturador do 1º estágio (1.8 => B110 / 2.0 => B110
Misturador do 2º estágio (1.8 => F95 ou X95 / 2.0 => F95 ou X95)
Difusor do 1º estágio (1.8 => 3 / 2.0 => 4)
Difusor do 2º estágio (1.8 => 7 / 2.0 => 8)


Bom, aos interessados em fazer esse serviço, vale dizer que isso pode ser feito aproximadamente 1 hora de trabalho, sem maiores problemas. O valor a ser gasto com essa conversão fica por volta dos R$ 85,00 (Oitenta e Cinco Reais) isso só com peças do carburador. O ideal é colocar velas pra álcool (R$ 38,00)e o filtro de combustível por um universal ou para álcool (R$ 15,00), pois o de gasolina vai entupir rápido. (+/- 1mês).

É bom deixar pra fazer a conversão num dia em que estiver com pouca gasolina no tanque (quanto menos melhor), deve ter o máximo de álcool no tanque para evitar que a mistura com gasolina influencie muito no momento de fazer as regulagens. É provável que sinta o carro bom no momento que acabar as regulagens e por uns dias, e dar uma piorada após alguns dias, mas isso será exatamente por que o resto de gasolina que tava no tanque foi sendo consumida, restando só álcool. Nesse momento terá que fazer uma regulagem definitiva apenas com álcool no tanque.

Depois disso é só ficar de olho nos frentistas pra eles não colocarem gasolina no tanque porque gasta muito na gasolina.

Espero esse tutorial ajude aos interessados em realizar tal conversão.

Obs.: A quem estiver interessado em tal conversão... vai mais uma dica (válida pro 2.0 e talvez para o 1.8):

Inicialmente estava utilizando no meu Kadett GS o tubo injetor de álcool original de medida 55(conforme tabela de calibragem), mas notei que o carro começou a ficar gastão pq injetava muito álcool na aceleração causando um pouco de excesso no motor a gasolina, dando uma leve afogada e fazendo o motor levemente engasgar e relutar na hora da arrancada. Resolvi esses problemas utilizando o tubo nº 40 (que é o original a gasolina) o carro não dá falta, acelera liso e o melhor... tá mais econômico, isso sem perder desempenho em qualquer faixa de rotação.

Então fica aí o lembrete !


Alan Kardec – Kadetteiros.com

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Editado pela última vez por Alan Kardec em 27 Jun 2009, 19:50, no total de 6 vez

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MensagemEnviado: 07 Jan 2008, 12:36 
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Amigo vc ta de parabens, apesar de nao possuir kadett carburado mais seu tutoria esta muito bem feito e tenho certesa que vai ajudar muitos a fazerem essa conversao.


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MensagemEnviado: 07 Jan 2008, 12:47 
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:positivo: :positivo: :positivo: :palmas: :palmas: :palmas: :ooohhh: :ooohhh: :ooohhh: :aplausos: :aplausos: :aplausos:

SENSACIONAL!!!!!


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MensagemEnviado: 07 Jan 2008, 12:51 
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Beleza Tom ? Me diz uma coisa... vc tá conseguindo ver o tutorial completo ? Com as imagens todas ? Eu só to conseguindo os textos.. to sem saber se o pessoal do fórum está visualizando o tutorial completo.

Pra mim aqui.. só vejo o texto... apenas qdo edito a mensagem é que aparecem as fotos . Fiquei em dúvida agora.

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MensagemEnviado: 07 Jan 2008, 12:56 
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Alan Kardec escreveu:
Beleza Tom ? Me diz uma coisa... vc tá conseguindo ver o tutorial completo ? Com as imagens todas ? Eu só to conseguindo os textos.. to sem saber se o pessoal do fórum está visualizando o tutorial completo.

Pra mim aqui.. só vejo o texto... apenas qdo edito a mensagem é que aparecem as fotos . Fiquei em dúvida agora.


alan, eu vi tudinho, todas as fotos e texto, parabens, fico show...

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MensagemEnviado: 07 Jan 2008, 12:56 
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Vejo completo...
dá um "atualizar" ai na sua página.. que as fotos aparecem... (pelo menos aqui foi assim...)


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MensagemEnviado: 07 Jan 2008, 13:03 
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Beleza... Agora tá funcionando direito...

:positivo: :positivo: To até emocionado :positivo: :positivo:

hehehe...

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MensagemEnviado: 07 Jan 2008, 15:53 
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Excelente tutorial... Meus parabéns! :palmas: :positivo: :ooohhh:

Abração


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MensagemEnviado: 09 Jan 2008, 13:16 
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Muito bom kara... tenho certeza que vai ajudar muita gente !!! :positivo: :positivo: :positivo:

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Nossa que Carro é aquele ???? ................ é um G........ S ............ iiiiiiii...... vrunn, sumiu !!!
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MensagemEnviado: 15 Jan 2008, 11:34 
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É Alan como a gente já tinha conversado anteriormente, ficou muito bom mais uma vez meus parabéns....valeu mesmo só ta faltando tempo pra mexer no meu...mais com certeza vou fazer isso sim....... :ooohhh: :ooohhh:

:positivo:


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MensagemEnviado: 15 Jan 2008, 20:38 
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Ae galera ! Valeu pelos cumprimentos !

Fiz esse tutorial para ajudar aos amigos kadetteiros que, assim como eu, estavam sofrendo barbaridade pra manter gasosa no tanque do karango. Eu mesmo já me beneficiei algumas vezes de informações aqui exibidas e discutidas; logo, decidi compartilhar alguma informação útil também.

Próximo tutorial : MANUTENÇÃO DO TETO SOLAR. hehehe

O meu tá vazando, mas vou esperar acabar as chuvas para poder tirar o forro do teto e fazer uma manutenção total nele nesse bendito teto solar, mas consegui vedá-lo bem até passar essa estação chuvosa. Vcs tem que concordar comigo que é loucura tirar o teto solar no meio do período cuvoso né ? kkkkkk

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MensagemEnviado: 22 Jan 2008, 04:29 
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Citação:
Já possuir ou adquirir um Kadett. (Indispensável)


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Alan Kardec, BLZ!!!!

Parabéns pelo tutorial tá super completo!!!!! :ooohhh: :ooohhh:

Tá surgindo mais um TUTOMAN?????? :assobio:

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NÃO EXISTE BENEFICIO SEM SACRIFÍCIO E SÓ CHEGAM A VENCER OS QUE TÊM CORAGEM DE CONTINUAR!!!!!
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MensagemEnviado: 22 Jan 2008, 18:42 
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:nao: o DJCRD já assumiu o trono !

Sou apenas um omíude colaborador ! :mask:

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Conversão de gasolina para alcool
MensagemEnviado: 25 Jan 2008, 13:57 
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Ola cara Ble...

Seguinte to a fim de passar o meu p/ alcool tambem.
Atualmente o meu é um modelo SL 1.8 90/91 ( Gasolina e GNV), mas cara GNV deixa o bruto muito pesadão...
Ja fui em varias oficinas e são sempre opções diferentes quando falo em conversão do motor de Gasolina para Alcool...alem de que me passam orçamentos que vão desde R$ 100,00 ( O seu ficou mais viavel...hehehe) até R$ 2500,00.
Com essa conversão que voce realizou, o seu carro apresentou algum desgate no motor? O carburador precisa ser " lavado" com qual frequência?

Desde ja agradeço :ooohhh: a todos e valeu por tudo.

:positivo: kadetteiros :positivo:

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Alessandro Cowboy, sangue tipo K
kadett SL 90/91 1.8 Carburador (Puro Sangue)
EX-Kadett GLS 98/98 2.0 MPFI deixou saudades ; (
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MensagemEnviado: 25 Jan 2008, 14:02 
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Cowboy do Embu, por favor, crie um tópico na seção "novos membros apresentem-se" e diga o que seu carro tem, ano, modelo, opcionais e fotos tbm...

ps: se nao colocar fotos a galera vai te cobrar até colocar.. e eles ficam doidos sem fotos... :assobio:

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